Provedor da Irmandade reforça luta em defesa da Igreja de São Benedito

securedownload (2)José Mariano (78 anos), Provedor da Irmandade de São Benedito de Piracicaba, que já ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na reunião ordinária do dia 16 de agosto de 2010, volta a dar o seu grito de alerta sobre os problemas históricos que envolvem a Irmandade e a Igreja de São Benedito de Piracicaba.

Nesta quinta-feira, dia 27 de março de 2014, das 9 às 10 da manhã, ele ocupará um ponto específico da Praça José Bonifácio, ao lado dos mastros das bandeiras, em frente à Catedral de Santo Antonio para continuar a sua trajetória de luta. Na oportunidade irá enfatizar a importância da população se mobilizar em defesa do patrimônio histórico que envolve o entorno da Igreja de São Benedito. Mariano falará do momento difícil que a Irmandade está passando e, lembrará que a Igreja de São Benedito foi a primeira Igreja em Piracicaba, sendo que hoje o poder público não dá a devida atenção para este legado histórico.

Em seu discurso na Câmara, em 2010, José Mariano também comentou sobre o terreno do estacionamento da Câmara, com duas escrituras, que não se batem. Lembrou da condição do povo negro no Brasil, que Piracicaba deve respeitar um pouco mais o legado destes cidadãos por aqui. Mariano rogou a Deus que faça com que se respeitem este terreno, por não ser certo o que estão fazendo. Também se referiu à uma foto, mostrando que na época do tombamento da Igreja havia um prolongamento nos fundos da mesma, onde funcionava a Sacristia, que com o tempo este espaço foi incorporado pelo estacionamento da Câmara.

José Mariano citou o nome de José Ferraz de Camargo Júnior, em 1922, como sendo o proprietário da área em que a Câmara adquiriu o terreno do estacionamento. Também citou a existência de legislações que até hoje requerem novas explicações sobre o local.

Mariano encerrou suas considerações pedindo o apoio dos vereadores. Também lembrou do período eleitoral, quando naturalmente os políticos procuram diversos segmentos da sociedade, principalmente o povo negro. Também comentou sobre sua responsabilidade perante o Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil, onde Piracicaba conta com representação.

Deixe uma resposta