Quatro ETEs de Piracicaba adotam sistema de água de reuso

Água de Reuso_Crédito Assessoria de Comunicação Águas do Mirante

A fim de contribuir para a preservação do meio ambiente e reduzir o consumo de água potável, a Águas do Mirante, empresa responsável pela coleta e tratamento do esgoto em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, tomou a iniciativa de reutilizar o efluente tratado na execução de diversas atividades de rotina em suas unidades operacionais. O processo é conhecido como “utilização de água de reuso”.  Atualmente as quatro maiores ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto do município apresentam esta possibilidade. “A ETE Ponte do Caixão já contava com o sistema de reuso desde a sua concepção. Para obtermos uma abrangência maior do benefício implantamos o sistema na ETE Piracicamirim, Capim Fino e Tupi”, esclarece Clayton Bezerra, gerente da área de Operações da empresa. “A grande vantagem da utilização de água de reuso é a preservação e economia da água potável, usada para o consumo humano em geral”, completa o gerente.

Após o tratamento da água realizado em cada estação, parte tratada é armazenada em reservatórios específicos para atividades como lavagem de pátios, ruas, irrigação de áreas verdes, entre outras ações que integram a rotina da Águas do Mirante. A outra parte do efluente tratado é lançada nos córregos, conforme determina a legislação ambiental vigente.

 

Saiba mais

O reuso da água é o processo de sua utilização, por mais de uma vez. A água pode ser tratada ou não e sua reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.

A água de reuso pode ser utilizada em diversos processos industriais como geração de energia e refrigeração de equipamentos. As atividades de lavagem de pátios, ruas, irrigação de áreas verdes, lavagem de veículos e desobstrução de rede de esgoto e água pluvial também podem ser executadas com água de reuso.

 

Deixe uma resposta