Relações Étnico-raciais em debate

Foto: Justino Lucente

Foto: Justino Lucente

A Lei Federal N° 10.639/2003, que garante a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino, completou 10 anos de promulgação. Mas ainda mostra-se frágil no que diz respeito à sua implementação nas escolas.

Para avaliar os avanços e propor novas ações e mudanças a serem incorporadas nas politicas públicas da educação básica, acontece nos dias 12 e 13 de setembro a “I Conferência Estadual para as Relações Étnico-raciais: 10 anos da Lei N° 10.639/2003”. A conferência é uma iniciativa do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e Diretoria de Ensino Região Piracicaba.

A Conferência está dividida em duas etapas: Polo e Estadual. A etapa Polo foi realizada no Engenho Central, em 22 de agosto, e reuniu Diretorias de Ensino de sete cidades da região. Segundo o dirigente regional da Diretoria de Ensino de Piracicaba e Região Fábio Augusto Negreiros, a ideia desta etapa foi o de apresentar os objetivos da Conferência, o tema central e discutir os eixos temáticos propostos.

“Quem construiu esse país não foi apenas a coroa portuguesa, mas especialmente os escravos que vieram trabalhar na cana, café, na mineração, na agricultura. Introduzir nas nossas escolas a recuperação da historia da África é fundamental”, defende a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa. Educação e diversidade, inclusão, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, qualidade da educação, democratização do acesso, entre outros assuntos, foram abordados durante as discussões.

Na programação, a professora de Educação Física Priscila Lima, fez uma apresentação de dança Afro-brasileira. Ela fará oficinas com professores da rede municipal disseminando a cultura, a dança, a música e peculiaridades da África.

Deixe uma resposta