Salãozinho divulga os vencedores da 14ª edição

Eduardo Vieira Vilaronga -12 anos - Colegio Objetivo - Mogi Guacu - SP

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), divulga os vencedores da 14ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba. Os trabalhos dos estudantes de 7 a 14 anos passaram por um rigoroso júri até o resultado final. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 09/10, domingo, a partir das 17h, no Teatro Erotides de Campos, no Parque Engenho Central.

Nesta edição foram inscritas 3.169 obras de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba e das cidades de Bauru, Mogi Guaçu, Araraquara, Cordeirópolis, São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Vinhedo, São Paulo e Tietê, no Estado de São Paulo, e de Florianópolis, Santa Catarina, e da cidade do Rio de Janeiro. Destes, 225 foram selecionados para a mostra principal, que pode ser vista no Armazém 5B do Engenho, até 12 de outubro.

Na categoria 7 a 10 anos, Zaira Gasbarro, 09 anos, da E.E. Professor José Romão (Piracicaba), faturou o 1º lugar; Vitor Gabriel Oliveira da Silva, 09 anos, do CIEP Professor Octávio César Borghi (Americana) ficou com o 2º lugar, e Cauã dos Santos Ostapechem, 9 anos, também do CIEP de Americana, com o 3º. Bruno Canale de Souza, 10 anos, do Instituto Atlântico de Ensino (Piracicaba), John Brian, 7 anos, da E. E. Augusto Saes (Piracicaba), e Camila Vitória Silva, 09 anos, da E. E. Prof. José Romão (Piracicaba), receberam menções honrosas na categoria.

Os premiados na categoria 11 a 14 anos foram Renan Serafim, 14 anos, da E. E. Prof. José Romão (Piracicaba), 1º lugar; Capricy Gabrielli de Campos Sachs, 13 anos, da E.E. Dr. Prudente (Piracicaba), com o 2º lugar, e Eduardo Vieira Vilaranga, 12 anos, do Colégio Objetivo de Mogi Guaçu, com o 3º lugar. As menções honrosas na categoria foram para Aécio Nunes Junior, 13 anos, do Instituto Saber (Piracicaba); Camila Corrêa de Mello Castanho, 13 anos, do Dom Bosco Cidade Alta (Piracicaba), e Yhan de Brito Pena, 12 anos, do Colégio Objetivo (Mogi Mirim). O aluno do Colégio Objetivo (Mogi Guaçu), Daniel Batista Capovila, 9 anos, recebeu menção especial do júri.

A comissão de seleção e premiação foi formada por Fábio San Juan, artista gráfico, ilustrador editorial e professor de história da arte licenciado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Camila Daniele Santos, professora de arte do Estado de São Paulo desde 2004 e arte-educadora; e Erasmo Spadotto, cartunista piracicabano.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão contemplados com bicicletas, patinete, kits de badminton e de vôlei, oferecidos pela Arcor. Todos os premiados e as menções recebem um troféu do Salãozinho.

O prefeito Gabriel Ferrato destaca o sucesso do Salãozinho a cada edição. “A cada ano o número de inscrições para o Salãozinho aumenta, o que mostra o interesse de educadores e de estudantes pela mostra. Isso é muito importante já que ela é formadora de novos talentos e de cidadãos críticos, que irão colaborar para um futuro melhor”, disse.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, lembra que o Salãozinho é o “fornecedor” de talentos futuros para o Salão Internacional de Humor. “O Salãozinho difunde o desenho como instrumento de conhecimento, além de incentivar novos artistas, que mais tarde produzem trabalhos para a mostra principal, e a formação de público apreciador do universo do humor gráfico”, ressalta.

O Salãozinho de Humor tem como parceiros, ainda, a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

HISTÓRIA – O Salãozinho de Humor de Piracicaba aconteceu pela primeira vez no ano de 2002, proposto na 30ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O evento também é organizado aos moldes de um concurso, neste caso exclusivo ao público estudantil. Entre vários objetivos está o de incentivar o jovem a conhecer e produzir humor gráfico. A participação é dividida em duas categorias: estudantes de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos da rede pública e privada. Para a inscrição o interessado deve comprovar a sua matrícula e regularidade escolar. São aceitos desenhos inéditos de autoria própria nas linguagens do cartum, charge, caricatura e tiras/HQ.

Como apoio e preparação do Salãozinho de Humor de Piracicaba, três ações simultâneas ao concurso, estão previstas no chamado Projeto Humor na Sala de Aula durante o primeiro semestre de cada ano: 1 – Exposições itinerantes com reproduções dos desenhos do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba nos pátios das escolas; 2 – Encontro e bate-papo com profissionais da área do desenho gráfico nas escolas diretamente com os alunos e 3 – Oficinas de capacitação para os professores da rede.

SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 14º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Dia 09/10, domingo, a partir das 17h, no Teatro Erotides de Campos, no Parque Engenho Central. A exposição pode ser vista no Armazém 5B até 12/10, de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Informações: (19) 3403-2620. Site oficial: www.salaointernacionaldehumor.com.br.

Deixe uma resposta