Santa Casa promove ação de combate ao sedentarismo
O primeiro domingo de dezembro entrou para o calendário oficial da ANS (Agência Nacional de Saúde) como o Dia em Atenção à Qualidade de Vida na saúde suplementar. Este será o segundo ano oficial do evento e, no próximo dia 6 de dezembro, a Santa Casa de Piracicaba, através do Centro de Prevenção e Promoção da Saúde do Santa Casa Saúde, ajudará a impulsionar o ‘Movimento de Combate ao Sedentarismo’, com ações abertas ao público no período das 7h30 as 11h30, na Área de Lazer da Rua Porto.
A enfermeira Terezinha Carvalho, do Saúde Inteligente, lembra que as atividades começam às 7h30 com lian gong (ginástica chinesa). Às 8h30 haverá caminhada, seguida de macroginástica às 9 horas e alongamento às 10 horas. “Durante todo o período, entretanto, haverá uma equipe para a realização de massagem relaxante, a quick massage”, revela a enfermeira, lembando que a expectativa é reunir mais de 250 pessoas durante as atividades. “Empresas parceiras e academias da cidade estão convidadas a se juntar a nós e integrar esse esforço coletivo em pról da qualidade de vida ao mesmo tempo em que divulgam seus trabalhos”, disse, indicando o telefone (19) 3417.5959 para informações sobre como participar.
Segundo ela, pesquisa divulgada em junho pelo Ministério do Esporte revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. Chamado de Diagnóstico Nacional do Esporte, o estudo apontou que 45,9% dos brasileiros, o equivalente a 67 milhões de pessoas, não realizam nenhuma atividade física.
O superintendente do Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira Costa Filho, explica que, além de atingir órgãos vitais como coração, rins e cérebro, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos que, sem uso adequado para o seu fortalecimento, se tornam mais frágeis até se atrofiarem e perderem a flexibilidade.
Segundo ele, ficar sem se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente aquelas ligadas ao sistema cardiovascular. Obesidade, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão e doenças articulares são alguns exemplos de patologias mais incidentes no indivíduo sedentário.
Por estas razões, a Agência Nacional de Saúde Suplementar tem estimulado as operadoras de plano de saúde a se empenharem em uma mobilização contra o sedentarismo junto aos seus beneficiários, levando o Santa Casa Saúde a abraçar esta causa ao reconhecer que a prevenção é o melhor caminho para manter a saúde em dia.
“O evento tem relevância em nível nacional e acontece com a proposta de sensibilizar a sociedade sobre a importância de hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças, em especial as doenças crônicas como diabetes, câncer, cardiopatias e doenças respiratórias, responsáveis por 70% das mortes no país”, disse Ruy Nogueira. Para ele, eventos como estes são essenciais para estimular as pessoas a adotarem um estilo de vida saudável.