Santa Casa Saúde abre inscrições para curso de gestantes

Com a proximidade do nascimento do bebê, muitas mulheres sentem dúvidas quanto ao parto e aos primeiros cuidados com o recém nascido. Mitos e falta de informação podem gerar medo, em especial nas primigestas (mulheres na primeira gestação). Para esclarecer essas dúvidas e aumentar a segurança nessa fase de suas vidas, a Santa Casa de Piracicaba, por intermédio de seu plano de saúde, promove o curso de gestantes, que nesta edição, acontece de 4 de maio a 8 de junho, num total de seis encontros.

O trabalho é coordenado por equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de obstetrícia, neonatologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudióloga e psicologia. Com início sempre às 18h30, no Salão de Convenções da Santa Casa, o curso tem como proposta orientar as gestantes e seus familiares quanto aos cuidados com o bebê e as frequentes dúvidas que surgem nesta fase. Aulas práticas sobre técnicas de banho, relaxamento, amamentação e dicas úteis que poderão ajudar os futuros pais a se comportarem de maneira mais tranquila, estão entre a programação do curso.

De acordo com a enfermeira obstétrica do Programa Materno-Infantil do Saúde Inteligente, Luciana Lopes Calabresi, o curso contempla ainda o aspecto psicológico da mulher e  toda a parte emocional  da mãe durante a gestação, no pós-parto  e no puerpério. “Falamos, inclusive, sobre segurança  da criança e prevenção de acidentes como afogamento, engasgo, queda e sufocamento”, disse.

 Outro ponto importante é a prevenção à prematuridade. “Fazer um pré-natal corretamente, não ganhar muito peso na gestação e manter uma dieta equilibrada reduzem o risco de um parto prematuro; no entanto, como eventualmente isso pode ocorrer, o curso traz também informações sobre  a rotina de um bebê prematuro na UTI Neonatal”, salienta Luciana.

As gestantes que participam dos encontros também são informadas sobre rotinas e procedimentos desenvolvidos no momento do trabalho de pré-parto, parto e puerpério, com foco no  parto humanizado, além de informações à postura física da gestante, cuidados específicos da enfermagem, orientação nutricional e cuidados com o recém-nascido (testes pezinho, orelhinha, coraçãozinho e da linguinha). Inscrições e informações: (19) 3417-5959.

Deixe uma resposta