Santa Casa Saúde promove Semana do Diabetes

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes revelam que, atualmente, há cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, o que representa 6,9% da população. O problema é que esses números estão crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, é tardio e a pessoa não sabe que está com a doença.

Esses fatores favorecem o aparecimento de complicações, como a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, infecções recorrentes e, principalmente, doenças cardiovasculares. Para alertar a população, o Centro de Prevenção e Promoção da Saúde – Saúde Inteligente, do Santa Casa Saúde, promove de 7 a 12 de novembro uma extensa programação dentro da “Semana Mundial do Diabetes”.

A proposta é informar sobre esta patologia crônica e seus fatores de risco, com dicas sobre prevenção e, no caso de doença pré-existente, orientar sobre o tratamento adequado.

“A Semana quer reforçar a importância da mudança de estilo de vida e a adoção de uma alimentação saudável, fracionada e rica em fibras, com destaque para a importância do fim do sedentarismo por meio da prática de atividade física regular”, explica a enfermeira do Saúde Inteligente Roberta Libardi.

Ela destaca também a manutenção do peso corporal adequado, controle emocional, momentos de bem estar e lazer com a família, consultas médicas regulares e realização de exames periódicos, além do monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar.

“Nossa proposta é contribuir para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de identificar a doença em seu estágio inicial, identificar clientes com sintomas do diabetes e encaminhá-los para tratamento adequado, estimular os portadores da doença a manter o tratamento e ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o diabetes de modo que as recomendações baseadas em evidencias sejam colocadas em prática”, enfatiza Roberta.

Programação

A Semana Mundial do Diabetes será aberta às 13 horas do dia 7, no Salão de Convenções da Santa Casa, com o  V Simpósio de Diabetes. O evento, aberto ao público, contará com palestra do médico endocrinologista Alex Lombardi, que falará sobre o “Desafio no tratamento do Diabetes Mellitus, sob o olhar do médico especialista”. Em seguida,  mesa redonda com profissionais da saúde, abordando as “Ações desenvolvidas no tratamento do Diabetes Mellitus” e debate com a presença de  portadores do Diabetes sobre  “O olhar de quem convive e acompanha”.

No dia 9, das 8h às 11h, tem concurso de Culinária Saudável na Área de Lazer do Hospital e, em seguida, Oficina de Culinária Saudável em que um chef de cozinha e nutricionistas do Saúde Inteligente demonstrarão que é possível elaborar alimentos saborosos e com boa qualidade nutricional de forma que a alimentação seja aliada no processo de redução do índice glicêmico do portador de Diabetes Mellitus e pessoas que queiram prevenir esta patologia crônica e controlar o peso corporal.

O Concurso de Culinária Saudável é aberto ao público. Para participar basta entrar em contato pelo telefone (19) 3417 5959. No dia, o participante deverá trazer um prato saudável, que será avaliado por uma equipe de jurados que avaliarão a qualidade nutricional do prato, sabor, aparência, odor e textura, com premiação para os três primeiros colocados.

No dia 12,  a equipe multiprofissional do Saúde Inteligente estará na Área de lazer da Rua do Porto no período das 8 às 11 horas para falar sobre a patologia, mudança do estilo de vida e prevenção da doença, processo que contará também com testes gratuitos para aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e atividade física com educadoras físicas do Saúde Inteligente.

 

Deixe uma resposta