Saúde atinge meta para vacinação contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Piracicaba atingiu, no último dia 3,  a uma semana do final da campanha, a meta de vacinar 80% das adolescentes com idade entre 11 e 13 anos do município contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Balanço divulgado no início da tarde desta sexta-feira (4) pela Vigilância Epidemiológica aponta que 6.818 meninas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 80,26% das 8.495 adolescentes nesta faixa etária residentes em Piracicaba.

Lançada no dia 10 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV contou com uma estratégia diferenciada no município. Além de disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde, a Secretaria realizou ações em todas escolas estaduais e nas particulares que aderiram à campanha, que prossegue até o dia 10 de abril em todo o país.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o atingimento da meta reflete a preocupação da sociedade com a prevenção do câncer do cólo de útero e o trabalho realizado pelas profissionais da Secretaria. “Pela primeira vez na saúde pública brasileira se disponibiliza uma vacina contra um câncer que é a quarta causa de morte pela doença entre as mulheres. Chegamos à meta graças ao empenho de nossos profissionais e da estratégia adotada junto às escolas, mas vamos avançar nesse índice e não devemos nos esquecer das demais doses da vacina”, alerta Pedro Mello.

A vacinação contra o HPV é realizada em três doses. A segunda dose será aplicada em setembro, seis meses após a primeira, e a terceira e última dose 60 meses (cinco anos) após a primeira aplicação.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV (Papiloma Vírus Humano), cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil.

Deixe uma resposta