Saúde divulga cronograma dos Arrastões de Combate à Dengue

O Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), da Secretaria de Saúde, divulgou o cronograma das ações do primeiro semestre deste ano. No total, são nove arrastões pela cidade, dentre eles dois já aconteceram.

O objetivo principal é promover a retirada de inservíveis que são possíveis criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

As ações que ainda irão acontecer atenderão os bairros: Jaraguá e parte da Paulista, Morumbi, Piracicamirim, Vila Sônia, Bosques do Lenheiro e Algodoal.

Além da retirada dos criadouros, haverá equipe fazendo orientações aos moradores sobre a importância de verificar locais como caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se reproduzir.

“Não são retirados materiais de construção, como areia e tijolos, nem podas de mato e árvore e lixo doméstico”, diz o coordenador das atividades, André Luis Rossetto. De acordo com ele, o ideal é que o material seja colocado na rua quanto mais cedo, para garantir que o caminhão faça a retirada.

Na cidade em 2010 foram confirmados 621 de dengue; em 2011 foram 686 e ano passado o total confirmado foi de 3074. Nos primeiros 15 dias deste ano foram 17 notificações, sendo oito negativos e nove casos em andamento, nenhum caso foi confirmado.

Rossetto lembra que a divulgação dos arrastões é importante para que os moradores estejam presentes no dia. “Se os moradores recebem as orientações necessárias é mais fácil saber como eliminar os focos e ajudar a diminuir o número de casos na cidade”, afirma.

Nos dois primeiros arrastões deste ano foram retiradas 67 toneladas de material . Vale lembrar que as ações de combate à dengue são realizadas frequentemente pela Prefeitura de Piracicaba, integrando diversas secretarias e parceiros como a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica.

Cronograma dengue

Deixe um comentário