Saúde faz recadastramento de usuários do SUS

CartaoSUS

A Secretaria de Saúde inicia neste mês de julho o recadastramento dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. Levantamento da pasta aponta que aproximadamente 300 mil pessoas devem comparecer a sua unidade de referência para atualização dos dados e emissão do cartão da saúde.

Segundo Lucilene do Carmo Martins Pereira, assessora técnica da Atenção Básica, o recadastramento é essencial para garantir total acesso à população aos serviços de saúde e deve ser priorizado pelos cidadãos. “O Ministério da Saúde está reestruturando as informações da Atenção Básica em todo o país, com a implantação do e-SUS, e por isso é necessário e urgente esse recadastramento”, afirmou.

Conforme Lucilene, devem buscar sua unidade de referência os usuários que ainda não possuem o cartão da saúde (cartão azul) ou que possuam o cartão com numeração do CNS iniciando por 89 ou 20. “Estão corretos e regularizados junto ao ministério apenas os cartões com numeração iniciando pelo 7. Detectamos que cerca de 150 mil pessoas possuem o cartão com a numeração antiga e outros 150 mil usuários estão sem o cartão”, disse.

As unidades de saúde já foram orientadas sobre o processo de recadastramento, que teve início na quinta-feira (2) e contará com o apoio das comissões locais de saúde. “Os usuários que estiverem nessa situação (com numeração antiga do cartão ou sem cartão) devem procurar sua unidade de saúde e fazer o recadastramento o mais rápido possível”.

Para realizar o recadastramento, é necessário que o usuário do SUS leve à unidade o CPF, RG, comprovante de residência e o cartão do posto de saúde. Após a coleta de dados, os cartões serão emitidos pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS) e encaminhados às unidades de saúde.

Deixe uma resposta