Saúde inicia cronograma de arrastões contra a dengue

A Secretaria de Saúde deu início no sábado (17) ao cronograma de arrastões contra a dengue. Ao todo, a Pasta deverá promover 40 eventos até o início de janeiro. Além dos 18 arrastões programados para os sábados, os profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família) farão eventos menores às segundas-feiras.

Por meio de folhetos e carro de som, os moradores dos bairros foram avisados sobre o arrastão e devem colocar nas calçadas latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Pedro Antonio de Mello, o cronograma de arrastões foi antecipado em 70 dias. “Em 2012 iniciamos os arrastões em outubro. Vamos antecipar essa data com o objetivo de intensificar a remoção dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, a Secretaria promove de forma inédita uma ação conjunta das unidades do PSF, que farão arrastões também em suas áreas de atuação e irão orientar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros para a redução dos casos de dengue em nosso município”, disse Mello.

Até o dia 14 de agosto, a Vigilância Epidemiológica recebeu 4.688 notificações de dengue, sendo que 2.786 casos confirmados. Apesar de inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 3.039 casos da doença no município, o número é considerado alto pelo secretário. “O combate à dengue é um dever de todos e não apenas do prefeito, secretário e profissionais da Saúde. A população tem que entender que precisa fazer a sua parte e que a eliminação dos criadouros do mosquito é o melhor caminho para colaborar para reduzir a incidência da doença em nossa cidade”.

No próximo sábado (24), as equipes irão percorrer os bairros Jd. Javary 1, 2 e 3, Pq. Monte Rey 2I, Boa Esperança, Jd. Campos Eliseos, Jd. Maria Cláudia, Jd. das Astúrias e Jd. Sônia.

 

Deixe uma resposta