Sebrae-SP em Piracicaba e Sema lançam programa para ajudar agricultores

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) lançaram o Sebrae Inova Agronegócios e Serviços para capacitar os agricultores na melhoria da gestão dos seus negócios.  O curso técnico gratuito “Amostragem do solo” abriu a programação, planejada para ocorrer até novembro. Produtores interessados devem fazer a inscrição pelo (19) 3434-0600 ou na Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende (Sebrae-SP).

O gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, explicou, durante a abertura do evento na Sema, que a capacitação atenderá produtores e permissionários, de acordo com a área de atuação. “O objetivo é valorizar o trabalho no campo e apresentar novas informações para o crescimento dos negócios”. Waldemar Gimenez, secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, reforçou a importância dos cursos aos agricultores: “É uma parceria para agregar conhecimento”, disse.

No curso da manhã desta segunda-feira, cerca de 20 agricultores ouviram sobre a importância da amostragem do solo para aumento da produtividade e os procedimentos necessários para obterem uma análise eficaz. Também aprenderam como fazer a adubação mais adequada nas culturas das propriedades.  Ministrado por Alfredo Chaguri Júnior, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso tambémabordou a forma correta da coleta, o preparo da amostra, a frequência e a época que deve ser realizada, além da interpretação dos resultados da análise do solo, os tipos de corretivos e de adubação existentes para aplicação.

A programação completa para produtores inclui os temas “Controle alternativo de pragas e doenças”, no dia 14 de setembro, “Compostagem” (28/09), “Instalação da lavoura” (19/10), “Controle de formigas cortadeiras” (09/11) e “Colheita e comercialização” (23/11). Todos têm 16 horas de capacitação gratuita e contemplam várias etapas da cadeia produtiva.

Para o setor de varejo, os permissionários terão o curso “Introdução às boas práticas para estabelecimentos varejistas de alimentos”, que abordará os principais conceitos que envolvem o controle higiênico-sanitário na manipulação de alimentos e dará orientações para evitar desperdícios. A atividade também destacará as normas impostas pela Vigilância Sanitária de acordo com a legislação vigente, tendo como foco a garantia da segurança ao público consumidor. Com inscrições abertas no Sebrae-SP, é destinado a proprietários, cozinheiros, auxiliares e outros profissionais que atuam no segmento de alimentação. Está programado para os dias 21 de setembro, 5 e 26 de outubro e 16 de novembro.

 

Deixe uma resposta