Secretaria da Saúde: esclarecimento Aedes coloridos

Sobre exemplares de Aedes aegypti coloridos que têm sido notados pela população da região do Cecap/Eldorado, a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba e a Oxitec esclarecem:
O método de marcação e recaptura é um método comumente utilizado em estudos de ecologia e epidemiologia para medir parâmetros populacionais, como tamanho populacional, sobrevivência e movimentação. Foi utilizado pela primeira vez em 1896 e, desde então, tem sido empregado com frequência nos mais diversos grupos animais. Neste método, indivíduos marcados com pó colorido são liberados e depois recapturados com ajuda de armadilhas para contagem dos indivíduos anteriormente marcados. Desta forma, uma estimativa da população marcada em relação à não-marcada pode ser calculada.
Nos dias 28 e 29 de março de 2016, machos do Aedes do Bem coloridos (azul, laranja, rosa e amarelo) foram liberados no CECAP/Eldorado para estimativa do tempo de sobrevivência dos mesmos. Coletas diárias das armadilhas de adultos serão realizadas por 12 dias para recaptura dos mosquitos coloridos e posterior estimativa do tempo de vida dos mosquitos após a liberação.
É importante relembrar que os mosquitos coloridos são os mesmos machos do Aedes do Bem que vem sendo liberados no CECAP/Eldorado desde 30 de abril de 2015, ou seja, não picam e são totalmente seguros.

Deixe uma resposta