Secretaria de Saúde lança protocolo de atendimento ao AVC

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), em parceria com a Santa Casa, laçou na segunda-feira, 7/11, Campanha de Conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conforme Linha de Cuidado em Acidente Vascular Cerebral (AVC) da rede de atenção às urgências e emergências do município.

O objetivo da campanha é dar visibilidade pública ao protocolo de atendimento em caso de AVC, bem como divulgar à população uma maneira prática de identificar os sinais da doença e como proceder em caso de sintoma. Além da apresentação do protocolo por profissionais da saúde, será apresentado o cartaz que, numa primeira fase, será fixado em todos os ônibus interurbanos e nas unidades de saúde.

Também foi divulgado um jingle que, em sintonia com o cartaz, traça um paralelo entre as letras que compõem a palavra SAMU para lembrar as formas mais simples de se identificar o AVC (Sorriso, Abraço, Música e Urgência) e a sigla SAMU.

Ou seja, deve-se pedir para à provável vítima de AVC que dê um sorriso, a fim de ver se seu rosto está ou não paralisado. Ela também deve levantar os braços, como se fosse dar um abraço, para verificar se há alteração na força, e repetir uma frase como se fosse uma música, momento em que é possível verificar se a fala está enrolada. Em caso de algum desses sintomas, ligar urgentemente para o 192 pedindo socorro ao SAMU.

O evento contou com a presença do provedor da Santa Casa, Adilson Zampieri, do prefeito Gabriel Ferrato e do secretário de Saúde Pedro Mello. O neurocirurgião dr. Theo Germano Perecin apresentará um painel sobre o AVC no Brasil. A enfermeira Denise Laustechlaege e o médico Orival Macruz explicarão como funciona o protocolo de atendimento na rede SUS, envolvendo o SAMU, as UPAs e a Santa Casa, além das instituições particulares de saúde.

Deixe uma resposta