Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro lança Projeto CulturÁguas

A Prefeitura de Águas de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo, e em parceria com o Coletivo CulturÁguas, lançou hoje o Projeto CulturÁguas, com objetivo fortalecer o artesanato e artesãos da cidade de Águas de São Pedro. O lançamento aconteceu no gabinete do Prefeito Paulo Barboza, na presença da secretária de Turismo, Rose Massarutto, e da comissão organizadora do Coletivo CulturÁguas.

A ação principal do projeto é a realização da “Feira Cultural de Águas de São Pedro”, idealizada pelo Coletivo CulturÁguas, em parceria com a Secretaria de Turismo, que cederá o espaço para realização das feiras e auxiliará na divulgação, com proposta inicial de ser realizada pelo menos uma vez por mês na cidade.

Para o Prefeito Paulo Barboza é importante que a prefeitura apoie iniciativas deste tipo, que contribuam com a cultura e o turismo da cidade, e proporcionem atividades culturais para moradores e turistas.

“A institucionalização desta feira é o primeiro passo para a criação de políticas públicas que fortaleçam e qualifiquem os artesãos da cidade. Pretendemos estabelecer o vínculo entre a cidade e a Sutaco, que é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Governo do Estado de São Paulo, cujo trabalho é a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista e a valorização e apoio ao artesão, por meio da participação em feiras, cursos, entre outros. Apoiar esse projeto é propor mais atratividade ao município, levando aos nossos turistas e visitantes a identidade e a cultura da cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Rose Massarutto.

O Coletivo CulturÁguas é um grupo organizado de artesãos e artesãs de Águas de São Pedro e região, que trabalha em várias frentes, como artesanato, arte, cultura, educação, sociedade e gastronomia.

Neste mês de fevereiro serão realizadas duas Feiras Culturais dentro do Centro de Convenções, sendo a primeira no próximo final de semana, nos dias 10, 11 e 12, e a outra durante o feriado do Carnaval, de 24 a 28 de fevereiro.

Segundo Alice Quadrado, Daniela Zampieri e Ana Carolina Pinton, que fazem parte da comissão organizadora do Coletivo CulturÁguas, a programação da feira deste final de semana já está fechada e contará com oficinas de Biscuit, Yoga, Macramê e Contação de História e bonecas de pano, além de diversos expositores de artesanato. A entrada na feira é gratuita.

As oficinas poderão ser realizadas por pessoas de todas as idades e as inscrições devem ser feitas no local da feira, com no mínimo 30 minutos de antecedência do horário de início. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada oficina, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Segundo as organizadoras, a programação da Feira Cultural que acontecerá durante o feriado do Carnaval será divulgada nos próximos dias, mas os artesãos interessados em participar e expor seu trabalho podem entrar em contato pelo e-mail coletivoculturaguas@gmail.com. “Já temos programada uma Oficina de Máscaras, com uma proposta sustentável, utilizando materiais recicláveis e reaproveitando todo o material utilizado na oficina para confeccionar também colares e confetes. Em breve, divulgaremos a programação das oficinas”, afirmou Alice Quadrado.

Conheça a programação completa da primeira Feira Cultural de Águas de São Pedro:

Dia 10 de fevereiro (sexta-feira) – das 14hs às 22h

Dia 11 de fevereiro (sábado) – das 10hs às 22h
Dia 12 de fevereiro (domingo) – das 10hs às 20h

Expositores de Artesanato: Adoletá; Arco Íris; Ateliê Açucena; Ateliê Uirapuru; Caixa de Segredos; Ciarte Ateliê; Império das Pedras; Jhoanne Arts; Ju SobreArtes; N+N; Pintura de Agulha; Stand Quatorze; Taaf; Tania Mara Ateliê; Tudo Junto e Misturado; Viveras.

Programação das oficinas:
Dia 10 de fevereiro
Oficina de Biscuit – com produção de ponteira de lápis
Horário: das 18h às 20h
Ministrante: Ana Carolina Pinton
Taxa de participação: Aquisição de kit no local

Dia 11 de fevereiro
Aula de Yoga Experimental
Horário: das 10h às 11h
Ministrante: Lilla Luz
Gratuita
(recomendado usar roupas confortáveis e levar toalha)

Discussão sobre o tema “Carnaval e a objetificação da mulher”
Horário: 15h
Ministrante: promovido pelo Coletivo Malala

Oficina de Macramê – com produção de acessórios
Horário: 15h às 17h
Ministrante: Alice Quadrado
Taxa de participação: Aquisição de kit no local

Dia 12 de fevereiro
Contação de Histórias, seguido de oficina de bonecas de pano
Horário: 16h às 17h30
Ministrante: Daniela Zampieri
Taxa de participação: Aquisição de kit no local

Deixe uma resposta