Sedema trabalha para salvar seringueira de 40 anos que foi incendiada

Foi grande o estrago causado em uma falsa-seringueira, árvore da espécie Ficus elastica, incendiada por vândalos na sexta-feira, 10/02, na praça Thomaz Alva Edison, entre a avenida Armando de Salles Oliveira e as ruas José Pinto de Almeida e Floriano Peixoto. Em seis meses a árvore foi queimada duas vezes. Os culpados não foram identificados.

Na sexta, o Corpo de Bombeiros fez a contenção do fogo e a área da praça foi isolada pela Defesa Civil. Hoje, 13/02, a Prefeitura organizou uma força-tarefa, que reuniu as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Trânsito e Transportes (Semuttran), e a Defesa Civil. Técnicos da Sedema avaliaram a situação e tentam salvar a espécie, que foi mais danificada desta vez.

Para isso, são retirados os fustes e galhos mais queimados. As áreas menos afetadas serão mantidas para tentar a regeneração. Os trabalhos continuam amanhã, 14/02. Já que se trata de uma árvore de grande porte, para a execução com segurança, uma faixa da avenida Armando de Salles ficará interditada, assim como o trecho da José Pinto de Almeida que compreende a praça.

RAÍZES AÉREAS – A falsa-seringueira tem como característica mais marcante suas raízes aéreas que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.

Apresenta tronco calibroso, que chega a dois metros de diâmetro e é bastante ramificada, desde a base, muitas vezes produzindo um tronco curto. A falsa-seringueira forma uma escultura viva gigante, com suas raízes aéreas por todos os lados, e uma farta copa em forma de guarda-chuva. Produz uma sombra fresca e tende a se espalhar continuamente, tanto no céu, como no solo.

Deixe uma resposta