Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada na segunda

Vacina HPV6

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (1º) a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). O objetivo é vacinar 80% das 8.018 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos residentes no município. Aplicada em março, a primeira dose imunizou 7.061 adolescentes (88,06% do público-alvo).

Estudos do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil.

Além de disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde, a Secretaria fez divulgação da campanha nas escolas estaduais e nas particulares que aderiram à campanha. O secretário de Saúde, Pedro Mello, vê como positiva a cobertura vacinal registrada em Piracicaba na primeira vez em que a vacina foi oferecida, mas lembra da importância de se aplicar a segunda e terceira dose para efetivar a imunização das adolescentes contra o vírus. “É uma vacina oferecida em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira aplicação e a última 60 meses após a primeira, ou seja, cinco anos depois para que a imunidade das garotas esteja completa”, disse.

Deixe uma resposta