Sema inicia reforma do telhado da antiga escola rural do Pau D´Alho

REFORMA TELHADO ESCOLA PAU D'ALHO 0217JJ1A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), iniciou a troca dos telhados da antiga escola do bairro rural de Pau D´Alho, que fica na Rodovia Estadual Samuel de Castro Neves (SP-147), em frente à igreja do bairro, distante cerca de 20 quilômetros de Piracicaba.

A última etapa é a pintura do prédio que será executada em sistema de mutirão, com a ajuda dos moradores. A recuperação do prédio da escola é uma antiga reivindicação dos moradores e a solicitação junto ao Executivo para execução da obra é do vereador Gilmar Rotta, que iniciou a luta em 2011.

Depois de mais de 20 anos de impasse, a Prefeitura conseguiu obter o termo de posse do terreno de 4.000 metros quadrados e recuperará aquele espaço, com a intenção de construir no local um centro social para que a comunidade realize diversas atividades culturais e de lazer. Residem no Pau D´Alho e adjacências cerca de 200 famílias.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do município, Waldemar Gimenez, lembra que na primeira gestão do prefeito Barjas, a Sema se interessou em fazer a recuperação da área, mas os descendentes do antigo proprietário, que havia doado a área à prefeitura, não permitiram e a situação persistiu por todo esse tempo, até que a Justiça concedesse o termo de posse da área, autorizando o Poder Público a intervir no local.

Rotta também sugeriu a instalação de uma academia ao ar livre no local. “Os moradores do bairro me procuraram para ajudar a trazer de volta este espaço. A ideia agora é ter atividades de dia e de noite, como aulas de artesanato, ginástica e cursos profissionalizantes”, ressaltou.

A escola foi construída em 1972 e encerrou suas atividades entre os anos 1980 e 1990 pela dificuldade de acesso, já que a estrada de terra em épocas de chuva, se transformava em lamaçal, dificultando a chegada dos professores que seguiam de Piracicaba para dar aulas. Para não prejudicar o desempenho escolar dos alunos a Prefeitura passou a transportá-los para Ártemis, onde ficava a escola mais próxima.

 

Deixe uma resposta