SEMAC e CoMCult realizam cartografia cultural de Piracicaba

foto2A Cartografia Cultural preliminar de Piracicaba é uma ação financiada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC), articulada pelo Conselho Municipal de Cultura (CoMCult) e executada pelo Instituto Cultural Ingá (ICI) – Agência de fomento e incentivo à Cultura. Ela faz parte de uma consultoria contratada especificamente para o desenvolvimento do mercado cultural local.

Essa consultoria técnica – que foi viabilizada por meio de processo de licitação ocorrido em outubro de 2014 – se dividirá em três fases, sendo de forma resumida: a primeira se limitará a um amplo estudo e pesquisa para reconhecer o cenário cultural local; a segunda prevê a realização de uma série de capacitações técnicas com foco no mercado cultural e seus parceiros; e a última etapa implantará uma plataforma de financiamento colaborativo para projetos culturais da cidade.

Assim, entramos na primeira fase dessa consultoria, onde os dados, que serão levantados a partir dessa pesquisa, possibilitarão uma visão holística da cultura local, ressaltando necessidades imediatas e fissuras a serem preenchidas com políticas públicas mais eficientes e com a profissionalização de agentes de diferentes segmentos. Tais indicadores serão primordiais para a qualificação e capacitação técnica dos fazedores da cultura, além de reconhecer ações invisíveis e que se fazem primordiais para a preservação patrimonial material e imaterial de Piracicaba.

TODOS OS ITENS AQUI RESPONDIDOS SÃO CONFIDENCIAIS E NÃO SERÃO DIVULGADOS, EM NENHUMA HIPÓTESE, DE MANEIRA INDIVIDUALIZADA. Portanto, fique tranquilo, que seus dados serão mantidos em sigilo. Responda ao questionário e divulgue-o ao maior número de pessoas que conheça e que façam parte, de alguma forma, do mercado cultural. Esse é o primeiro passo para um futuro promissor de todos os envolvidos.

* Período para responder o questionário: 3 a 20 de dezembro de 2014. 

Deixe uma resposta