Semac realiza mapeamento cultural de Piracicaba

Com a adesão de Piracicaba ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que exige a criação de um Plano Municipal de Cultura, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), atendendo a uma proposta da 4ª Conferência Municipal de Cultura e em parceria com o ComCult (Conselho Municipal de Cultura), realizou um diagnóstico do cenário cultural piracicabano. A ação, desenvolvida pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), já teve sua primeira fase concluída, que consistiu em pesquisa realizada com produtores e artistas locais. A segunda terá início no dia 23 de fevereiro, com capacitações técnicas para artistas e produtores e palestra direcionada a empresários para que conheçam os mecanismos de leis de incentivo à cultura por renúncia fiscal. A última etapa prevê a implantação de uma plataforma de financiamento colaborativo para projetos culturais da cidade.

“A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente das mudanças de governantes. Também visa possibilitar mecanismos de gestão e de investimento mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas, e promover a universalização de acesso aos bens e serviços culturais e o fomento à produção”, afirma a secretária da Semac, Rosângela Camolese.

A ferramenta utilizada pelo ICI – agência de fomento e incentivo à cultura com sede em Maringá, no Paraná – para chegar ao público-alvo da pesquisa foi a internet. Orientado pela Semac e ComCult, o instituto elaborou um questionário com 39 questões sobre formação, legislação e fomento para cultura no município, estado e federação – FAC (Fundo de Apoio à Cultura), Proac (Programa de Ação Cultural) e Lei Rouanet, respectivamente -, além das iniciativas para captação de recursos e o perfil do artista/produtor. Quinhentas pessoas foram eletronicamente abordadas, com 35% de participação, índice de devolutiva considerado excelente.

 

Entre outros dados, a pesquisa revelou que 55% dos entrevistados disseram não saber o que são e quais as finalidades dos planos de cultura; 45% desconhecem o funcionamento do FAC e 40% desconhecem o Proac, lei de incentivo por renúncia fiscal (ICMS). A burocracia e o desconhecimento da legislação foram apontados como as maiores barreiras pelos produtores e artistas que já fizeram tentativas de inscrição de projetos em quaisquer das esferas.

 

SEMANA – Tendo por base o banco de dados dessa pesquisa, o ICI prepara a segunda fase do trabalho, que consistirá na formação dos envolvidos durante a Semana de Capacitações Técnicas Culturais, que será realizada entre os dias 23 e 27 de fevereiro e está com inscrições abertas. “Ao falar em envolvidos, não estamos nos referindo apenas aos atores, cantores, literatos, artistas plásticos, cineastas e todas as demais vertentes, incluindo os produtores culturais. Falamos também dos empresários, que podem contribuir com os artistas, como apoiadores e patrocinadores culturais”, enfatiza Rosângela.

O curso para os fazedores de arte contemplará assuntos como o próprio Plano Nacional de Cultura, os projetos culturais como solução de problemas, as leis de incentivo nas três esferas, os mecanismos de fomento e os editais, de forma prática e objetiva. “A proposta é que eles saibam como elaborar e apresentar projetos, desde as tratativas iniciais até a prestação de contas”, observa a secretária.

 

PALESTRA E DEBATE – Direcionado aos produtores locais, será realizado o debate “A Cultura como Ferramenta para o Crescimento Socioeconômico”, com temas e situações, avaliando e propondo mudanças em busca de novos horizontes para a cultura de Piracicaba, no dia 24 de fevereiro, de manhã ou à tarde, no Sesc (Serviço Social do Comércio).

Já os empresários poderão participar da palestra “Cultura e Empresariado Somando Esforços – Um Novo Olhar para a Economia Criativa”, no dia 26, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. “Aos empresários, possíveis patrocinadores da cultura, serão mostradas as vantagens mercadológicas e comerciais que tais oportunidades trazem, até mesmo para atendimento de suas estratégias”, finaliza Rosângela.

 

SERVIÇO

Semana de Capacitações Técnicas Culturais. De 23 a 27 de fevereiro, das 17h30 às 22h, na rua do Rosário, 700, 1º andar, sala 2, Centro. Vagas: 48 (preenchidas por ordem de chegada para aqueles que comprovarem trabalho na área cultural). Inscrições abertas até o dia 18/02/2015, com preenchimento do formulário e justificativa de interesse na página do ComCult no Facebook. Mais informações na Semac, pelo telefone (19) 3403-2600 (falar com Eleni Destro, das 13h às 17h), com Anselmo Figueiredo, pelo telefone (19) 99805-4522 ou Teresa Blasco, no número (19) 99724-4732.

Debate: “A Cultura como Ferramenta para o Crescimento Socioeconômico”. No Sesc, rua Ipiranga, 155, Centro. Dia 24/02, das 9h às 12h ou das 13h30 às 16h30. Confirmar presença com Suellyn, telefone (19) 3437-9292.

 

Palestra: “Cultura e Empresariado Somando Esforços – Um Novo Olhar para a Economia Criativa”. Dia 26/02, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Rua do Rosário, 700, Sala 1, Centro. Confirmar presença pelo telefone (19) 3403-2600 ou pelo e-mail [email protected], das 13h às 17h.

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