Semana do MEI começa com oficinas gratuitas no Sebrae-SP

Com uma programação especial, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), promoverá a 7ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Serão realizadas dez atividades gratuitas, incluindo o Sebrae Móvel, entre os dias 13 (segunda-feira) e 18 de abril, em horários alternativos. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo (19) 3434-0600 ou na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende.

A ação é realizada anualmente em comemoração à criação da categoria, instituída oficialmente em 2008, e tem os objetivos de incentivar a formalização e de capacitar os profissionais que já atuam de maneira regular. A edição deste ano também visa divulgar as oficinas do Programa SEI (Sebrae Empreendedor Individual), composto de soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios.

Na sede do ER Piracicaba, a Semana Nacional do MEI começará na segunda-feira (13/4), das 18h às 22h, com a oficina “Transforme sua ideia em modelo de Negócios”, que voltará a ser ministrada na terça-feira e na quarta-feira, no mesmo horário. Também contará com a oficina “SEI Planejar”, das 19h às 22h, destinada a ensinar como organizar os negócios para adaptação às necessidades do mercado.

Baseada no modelo Canvas, usado pelos criadores do Google e Facebook, a oficina “Transforme sua ideia em modelo de Negócios” apresentará uma ferramenta de gerenciamento estratégico para potencializar a criação de novos negócios ou já existentes, utilizando criatividade e inovação no empreendimento como diferenciais no mercado.

Dando sequência à programação, na terça-feira será a vez da oficina “SEI Comprar”, das 19h às 22h, quando os MEIs aprenderão comprar de forma correta, adquirindo somente o necessário para aumentar os lucros. Na quarta-feira (15), ocorrerá a oficina “SEI Vender”, também das 19h às 22h. Será a oportunidade de conhecerem os caminhos para conquista de clientes e ampliação das possibilidades de crescimento e expansão dos negócios

Na quinta-feira, em “Sei Controlar Meu Dinheiro”, o microempreendedor individual entenderá a diferença entre o seu dinheiro e o da empresa e como controlar a entrada e a saída, das 18h às  22h. O ciclo de oficinas continua na sexta-feira, com “Invista no Planejamento”, das 10h às 13h. Os potenciais empresários receberão dicas sobre o perfil do empreendedor, como identificar as oportunidades, principais pontos de planejamento do empreendimento e terão conhecimentos gerais sobre a formalização do negócio.

PLANTÃO – Para fechar a Semana Nacional do MEI, o sábado (18) contará com plantão especial, das 10h às 12h. Além da palestra “Como se tornar Microempreendedor Individual”, uma apresentação de todos os benefícios, responsabilidades e deveres da lei criada aos pequenos empreendedores que buscam a formalização, o ER estará aberto ao público interessado em gestão de negócios.

Consultores do Sebrae-SP vão esclarecer dúvidas dos profissionais que já possuem CNPJ, darãoatendimento sobre a formalização, abertura de novos negócios e aperfeiçoamento de gestão em áreas como Marketing, Finanças, Planejamento, Gestão de Pessoas, Legislação, Qualidade e Produção.

Durante todo o plantão, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba também contará com balcão do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e do Banco do Povo.

“A categoria do MEI surgiu para abrir novas oportunidades ao pequeno empreendedor. Com a formalização, o profissional tem a proteção da lei, pode emitir nota fiscal, ampliar o mercado de atuação e melhorar o desempenho financeiro do negócio”, diz o gerente da ER Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro. “Para competir no mercado a capacitação é o principal investimento. Os microempreendedores devem aproveitar esta semana especial”, completa.

 CARAVANA DO SEBRAE MÓVEL – A programação da Semana do MEI de Piracicaba inclui o Sebrae Móvel na Praça da Catedral, no dia 16 de abril (quinta-feira). Das 9 às 17 horas, quatro vans estarão disponíveis a empreendedores e pessoas interessadas em abrir o negócio próprio.

O Sebrae Móvel é uma unidade veicular equipada com mesas, computador, internet sem fio e ar-condicionado. Tem como objetivos orientar e informar os interessados em abrir a própria empresa, empresários que querem formalizar o seu negócio, além dos empresários já formalizados que buscam melhorias e capacitação em gestão.

 

Deixe um comentário