Semana Mulher discute qualidade de vida e saúde

A vida moderna é um dos grandes desafios para que a mulher, principalmente a que trabalha fora, consiga reservar tempo suficiente para cuidar da saúde e da manutenção da sua qualidade de vida. Com este foco, a edição 2015 da Semana da Mulher, instituída por Decreto de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) na Câmara de Vereadores de Piracicaba, traz palestras e debates que vão buscar levar às mulheres informações importantes para conciliar o dia a dia e a saúde de forma equilibrada.

A programação tem início na segunda-feira, dia 9, com abertura de exposição fotográfica Exposição Mulher no Mundo do Trabalho, do jornalista e assessor parlamentar Mário Camargo. Formando em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e com experiência em assessoria sindical e política. Camargo buscou retratar mulheres em seu cotidiano, sem grandes produções que interferissem na sua realidade diária. As homenageadas foram indicadas pelo Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), cujos critérios cada sindicato integrante definiu. “Ou foi pela história, ou pela luta, ou por valores pessoais que as entidades definiram como importantes para a escolha”, explicou Paiva. Em preto e branco, as obras buscam chamar a atenção para expressões e o ambiente, tentando reproduzir momentos que, na correria do dia a dia, passam despercebidos, segundo definiu Camargo.

Na segunda-feira (9) e quinta-feira (12) dois convidados ocuparão a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, por volta das 19h30, para abordar temas importantes no ambiente da mulher. A assessora político sindical do Conespi, Leila Motta Marin Paiva aborda o tema “o despertar da movimentação da mulher na luta de gênero através da luta contra a exploração do trabalho”. Ela pretende fazer uma análise sobre o fato de que a mulher tomou ciência do desrespeito e desigualdade de gênero através de seu despertar para a luta e movimentação social por trabalho decente. “A diferenciação que se inicia no lar é projetada no mundo do trabalho de maneira ainda mais desrespeitosa, refletindo uma história na qual a mulher vem aos poucos e tardiamente conseguindo apoderar de si, seus interesses, carreira, projetos, pensamentos e sonhos”, expõe Leila.

Na quinta-feira, o advogado. Luciano Rodrigo Masson ocupa a Tribuna para falar sobre O Direito Previdenciário da Mulher, questões relativas à aposentadoria e pensão por morte, sobre direitos de viúva e companheiras. Mestre em Direito do Trabalho e Previdência Social, Professor Universitário de Direito de Trabalho e Previdência e especialista em Direito do Trabalho, ele dará noções de legislações e orientações para que mulher saiba os caminhos para buscar direitos principalmente no tocante à saúde e previdência.

 

PALESTRAS – A programação das palestras tem dois horários. Na segunda e quinta-feira, devido ao uso da Tribuna pela programação da Semana, as palestras acontecem a partir das 20h. Na terça e quarta-feira, a partir das 19h30. Confira a programação, que é toda gratuita.

 

Segunda-feira, dia 9, 20h

A mulher e o mundo do trabalho.

Helder do Prado Souza

Fisioterapeuta e Especialista em Ergonomia.

Docente do curso de Fisioterapia da Unimep de 1988 a 2006, na disciplina Ginecologia e Obstetrícia. Fisioterapeuta e Ergonomista do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba, desenvolvendo atividades de assistência e vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A mulher que trabalha fora de casa enfrenta uma infinidade de desafios, que vão desde o preconceito, a falta de reconhecimento e de valorização profissional ao assédio moral e sexual. O direito a cidadania feminina exige cada vez mais o dever das políticas públicas se adequarem e responderem aos desafios enfrentados pela mulher no mundo do trabalho.

 

Segunda-feira, dia 9, 20h40

Útero e ovário podem gerar sintomas além das cólicas

Gustavo Luiz Bortolazzo

Fisioterapeuta, Osteopata, Mestre em Fisioterapia, Doutor em Anatomia, Professor do curso de especialização em Osteopatia do Colégio Brasileiro de Osteopatia

A palestra abordará os sinais e sintomas que disfunções no útero e ovários podem gerar, além das conhecidas cólicas. Esses órgãos podem estar envolvidos em sintomas na articulação do quadril, nas outras regiões do membro inferior, coluna lombar e torácica, pois possuem relações anatômicas, neurológicas e funcionais com diversas regiões do corpo, além da região abdominal.

 

Terça-feira, Dia 10, 19h30

O Universo Feminino: seus medos, desafios e alegrias numa visão psicológica

Amanda de Oliveira Vencovsky

Formação em Psicoterapia Breve Analítica. Atuando com Psicoterapia Clínica há 12 anos. Psicóloga do Sindicato dos Bancários

Nahara Leite Ribeiro

Especialista em psicoterapia comportamental pela UFSCar. Sócia e psicóloga da Clínica Neurológica Vida, atua em psicologia clínica desde 2000. Psicóloga do Sindicato dos Bancários.

 

Uma abordagem da condição social e emocional atual da mulher brasileira. Quais são suas buscas, seus valores e como podemos melhorar seu cotidiano através do autoconhecimento, repensando regras impostas pelo meio social. Doenças vindas de fatores biopsicossocial e seus tratamentos.

 

Quarta-feira, dia 11 ,19h30

Mulher Ativa, o Melhor para você viver o melhor de você.

Thiago Mattus Ribas

Educador Físico, possui graduação em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduação em Fisiologia Humana e do Exercício pela UFSCar, é também Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Você. Atualmente é um dos coordenadores do Centro de Saúde e Qualidade de Vida da Caterpillar, Consultor Esportivo, Personal Trainer e Palestrante.

 

A mulher moderna exerce um papel fundamental na sociedade atual e, cada vez mais, vem exercendo funções que antes eram exclusivas do universo masculino. Hoje elas são líderes, chefes de empresas e de família. No entanto, nunca deixaram a feminilidade e sensibilidade de lado e a preocupação com a saúde e a estética também acompanham essa evolução feminina. Sendo assim, o exercício físico habitual torna-se um importantíssimo aliado para esses fins e pode proporcionar muito mais do que simplesmente melhorar a estética feminina.

 

Quarta-feira, dia 11, 20h30

Abordagem da nutrição: Na saúde e na doença

Camila Coury

Nutricionista formada pela Unimep há 12 anos, pós-graduada em Nutrição na Clínica São Camilo de Nutrologia pela USP e Personal Nutrition Funcional. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional desde 2007.

 

Uma abordagem na nutrição em vários aspectos, desde a saúde à doença, tratando do impacto da alimentação sobre o estresse oxidativo, estresse crônico, envelhecimento, TPM, celulite, flacidez, obesidade. Como evitar estas doenças de uma forma simples, saudável e gostosa.

 

Quinta-feira, Dia 12, 19h30

Políticas de Inclusão, Valorização e Saúde da Mulher Negra

Aparecida do Carmo Miranda Campo (Thida Campos)

Assistente Social, pós-graduação em Gestão Pública, pesquisadora em Serviço – área de saúde Hospital de Clínicas da Unicamp, Conselheira Municipal de Saúde, Membro Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo, Membro suplente do Comitê Técnico de Saúde da população Negra no Conselho Nacional de Saúde, Coordenadora do Grupo de Mulheres Assentadas de Mogi Mirim, Coordenadora do Projeto feminino Pão e Rosa.

 

Cinthia Vilas Boas

Psicóloga, Educadora social, atua área de violação de direito e trabalho com catadores de materiais recicláveis, agricultores, mulheres e crianças. Militante do movimento negro, feminista e de juventude.

 

Apresentação do papel da mulher hoje na sociedade dentro das politicas de inclusão (Lei Maria da Penha, Movimento Feminista). Como se inclui a mulher negra nesta trajetória, a luta pela valorização através da conquista de direitos e igualdade em todos os seguimentos, sua saúde e sofrimento psíquico.

 

Serviço:

Abertura Exposição Mulher Trabalhadora

Dia 9 – 10 horas

Local: Hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Rua do Rosário, 833, Centro

 

Palestras

Salão Nobre Helly de Campos Melges

Câmara de Vereadores de Piracicaba

Rua Alferes José Caetano, 834 – Centro

 

Tribunas Populares

Local: Plenário Francisco Antonio Coelho da Câmara dos Vereadores

Rua Alferes José Caetano, 834 – Centro

 

Informações: 3417 1332 e 3403 6517

Deixe uma resposta