Semana Santa começa com Domingo de Ramos

A expressão “Semana Santa” já fala por si mesma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfante de Jesus à cidade de Jerusalém montado em um jumentinho, condução das mais simples da população da época. É uma Semana de muitos significados, rica de celebrações e também chamada de Semana Maior, pois é o momento mais importante da Liturgia Católica.

No período da Semana Santa, que este ano ocorrerá de 20 a 27 de março, todas as 68 paróquias e duas quase-paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal).

Na segunda, terça e quarta-feira, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais é costume realizar procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana Santa.

Em 2016, a Semana Santa será ainda mais especial, pois a Igreja vive o Ano Santo da Misericórdia. Para sentir mais intensamente a “presença de Jesus como o rosto de misericórdia do Pai”, como nos diz o Papa Francisco, muitas paróquias realizarão celebrações especiais.

Ainda, dentro da programação da Semana Santa, acontecerá na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira Santa, dia 23, às 20h, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é consagrado o óleo do Crisma. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, e concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.

Já o ponto alto da Semana Santa, o Tríduo Pascal, se inicia Quinta-feira Santa, com a missa do lava-pés e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Este é o ponto mais alto do Ano Litúrgico para os Católicos.

 

Além da Missa dos Santos Óleos, Dom Fernando presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Catedral Santo Antônio:

 

20/03 – 9h (Domingo) – Missa de Ramos – concentração na Capela São Benedito, com a bênção dos ramos e procissão até a Catedral Santo Antônio

24/03 – 20h (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia e Vigília Eucarística

25/03 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus e adoração da Cruz

26/03 – 20h (Sábado de Aleluia) – Solene Ação Litúrgica da Vigília Pascal

 

 

Programação completa da Catedral Santo Antônio (Sé de Piracicaba)

 

Sábado, dia 19 de março  

16h – missa e páscoa dos doentes

Domingo, dia 20 de março

9h – Missa de Ramos– concentração Capela São Benedito, bênção dos ramos, e procissão até a Catedral

19h – Missa maronita

Segunda-feira, dia 21 de março

19h30 – Missa e dia do perdão

Terça-feira, dia 22 de março

7h20  – Missa e exposição do Santíssimo Sacramento

15h – Hora da Misericórdia

19h30 – Missa, cerco da Misericórdia e bênção do Santíssimo

Quarta-feira, dia 23 de março

7h20 –  Missa semanal

20h – Missa dos Santos Óleos

Quinta-feira, dia 24 de março

20h – Missa e Ceia do Senhor

22h – Vigília Eucarística

Sexta-feira Santa, dia 25 de março

8h às 12 – Vigília Eucarística

12h às 15h – Exposição do Santíssimo

15h – Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz

19h30 – Procissão luminosa do Senhor  Morto

Sábado Santo, dia 26 de março

8h – Celebração das sete dores de Nossa Senhora

20h  – Solene Vigília Pascal – bênção do Círio

Domingo, dia 27 de março – Dia da Ressurreição do Senhor

10h30 e às 19h – missas solenes da ressurreição do Senhor

Deixe uma resposta