Semdes promove discussão sobre o combate ao abuso e à exploração sexual

Pelo menos 100 pessoas entre profissionais da assistência social, do Fórum, Conselhos Tutelares, Entidades, projetos sociais, Unimep e Diretoria de Ensino, participaram hoje (16), de palestras sobre o Dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro faz parte da programação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

As palestras ministradas pelo professor e doutor em serviço social, Dr. Marcelo Neumann e a assistente social, Fabiane Vieira de Souza, discutiram as políticas públicas para o combate à violência sexual de crianças e adolescentes e os vários indicadores do abuso que devem ser reconhecidos a partir dos sinais expressos física e emocionalmente.

De acordo com o Prof. Dr. Marcelo Neumann, é necessário a contribuição da sociedade para a eliminação dessa problemática. “Mobilizar e articular deve ser uma ação conjunta com a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infantil”, comenta.

Durante o evento, os convidados participaram de debate com questões relativas aos procedimentos que devem ser tomados, em casos de abuso sexual e outras formas de abuso contra a criança e o adolescente.

Na oportunidade, a Ong Casvi apresentou uma esquete na qual os atores explicam de forma clara e objetiva, as diferentes formas de abuso contra crianças e adolescentes. No hall de entrada do salão nobre da Câmara de Vereadores foram expostos cartazes ilustrando o combate ao abuso e a exploração sexual infantil, produzidos por beneficiários do Programa Ação Jovem.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, é preciso garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. “Eles devem ter direito ao seu desenvolvimento, livres de abuso e exploração”, ressalta.

Desde o último dia 07, equipes dos Centros de Referencia Especializado de Assistência Social realizam visitas às escolas da rede estadual e municipal oferecendo orientações aos educadores quanto aos serviços ofertados pelos Creas às famílias e indivíduos que tiveram os seus direitos violados, além de orientar sobre a importância de denunciar os casos de abuso e exploração sexual infantil.

A data – 18 de maio – que tem por objetivo a mobilização e convocação da sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes, foi escolhida em razão do “Crime Araceli” – uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973.

Passeata

Amanhã (17/05), a Semdes convida a população a participar da passeata ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração será em frente ao Mercado Municipal, às 9h, percorrendo a Rua Governador Pedro de Toledo e São José, até a praça José Bonifácio, em frente à Igreja Catedral onde acontecerá a solenidade.

No local o evento contará com apresentações culturais, oficinas de desenho, brinquedos infláveis para as crianças e abordagem das equipes da Semdes, com informações sobre os serviços.

Denuncie, violência é crime!

Disque 100

Conselho Tutelar I – 3422.9026 / 3432.5775

Conselho Tutelar II – 3421.8962 / 3413.5497

Delegacia da Mulher – 3433.7022

Deixe uma resposta