Semtre promove Praticando a Inclusão no Mundo do Trabalho

O Comit–PCD (Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho), criado pela Prefeitura de Piracicaba em 2015, pelo Decreto nº 16311/15 e coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), realizará na terça-feira, 07/06, das 9h às 13h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, o encontro Praticando a Inclusão no Mundo do Trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho.

A programação conta com uma série de palestras que tratam da Lei Brasileira de Inclusão, Responsabilidade Social das Empresas e Desenho Universal e Acessibilidade.

O objetivo do evento é promover a sensibilização da sociedade em geral e dos empregadores, em particular, acerca das políticas públicas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, criar mecanismos para o atendimento à Lei Federal nº 8.213/91, que prevê a contratação de pessoas com deficiência ou reabilitados em um percentual de 2% a 5% do quadro total de funcionários e a promoção e a inserção profissional em condições adequadas e a observância dos programas de apoio à pessoa com deficiência.

O comitê tem sido um agente facilitador da sinergia entre empresas, órgãos públicos e entidades que visam a inclusão efetiva, tanto no trabalho como na sociedade, num espaço interinstitucional voltado às políticas públicas relativas à pessoa com deficiência, propõe e promove ações para inclusão no mercado de trabalho, bem como a e qualificação de PcD.

O prefeito Gabriel Ferrato diz que é uma questão delicada. “Se em um primeiro momento temos de superar o preconceito, tanto da família como dos empresários, não podemos perder de vista a importância da capacitação das pessoas com deficiência para que elas possam entrar ao mercado devido às suas habilidades. Para isso, temos de conhecê-las melhor para sabermos quais são suas potencialidades e desenvolvê-las. Se fecharmos com sabedoria essa equação, certamente teremos resultados positivos, que nos levarão a uma sociedade mais justa e inclusiva. Para esse trabalho, contamos com especialistas que integram este comitê”, disse.

O secretário da Semtre, Carlos Beltrame, explica que o evento é voltado à empresas e empregadores, entidades de promoção da Pessoa com Deficiência, entidades patronais e de trabalhadores, instituições de ensino, representantes do setor público, técnicos do Cerest, INSS e Ministério do Trabalho e outros interessados.

Beltrame ressalta que “um ponto muito positivo é o fato de as empresas, seus gestores e colaboradores, terem a oportunidade de conhecer de perto as necessidades do PcD e eliminar possíveis preconceitos. Esse evento foi elaborado com muito carinho, pois a inclusão é um desafio, uma necessidade e uma oportunidade, independente da obrigatoriedade”, afirma o secretário.

O Comit-PCD tem como parceiros o Conselho Municipal de Proteção Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), Câmara de Vereadores de Piracicaba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho/Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sert/PADEF), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba (Cerest), Conselho das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Piracicaba (Conespi), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região (Simespi), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Senai, Senac, Diretoria de Ensino, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidades de ensino superior, Sebrae, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP) e Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego).

Encontro Praticando a Inclusão no Mundo do Trabalho, dia 07/06, das 9h às 13h

Programação

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura

9h30 às 10h20 – Lei Brasileira de Inclusão. Drª Emmanuelle Alkmin (Advogada; Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura do Município de Campinas – SP).

10h20 às 11h10 – Responsabilidade Social da Empresa. Mário Costa Valle (Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade; Senac

11h10 às 12h – Desenho Universal e Acessibilidade com Marcelo Moreira Ribeiro (Arquiteto e Urbanista; Prefeitura do Município de Limeira – SP).

12h às 12h50 – Orientações para Empresas: PcD e Reabilitados por Helder Prado (Fisioterapeuta – Ergonomista, Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Piracicaba – SP).

12h50 às 13h – Encerramento

 

Deixe um comentário