Semuttran vai instalar 50 contadores regressivos de tempo em avenidas de grande fluxo

O prefeito Barjas Negri autorizou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) a implantar equipamentos que controlam o tempo de verde nos semáforos, tecnicamente chamado de contador regressivo de tempo. Os contadores estão previstos em contrato de serviço e começam a ser instalados na segunda-feira, 16/01. O investimento da Prefeitura é de R$ 132.989,50.

Hoje, na cidade, há 30 cruzamentos que possuem esta tecnologia e somente neste primeiro ano de governo serão implantados 50 novos equipamentos em semáforos situados em avenidas com grande fluxo de veículos.

Serão priorizados os locais onde há equipamentos de fiscalização eletrônica (detecção de avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestres), desta maneira, o motorista terá mais informações para seguir somente no tempo de verde. A medida evita que ele seja autuado por avançar ou parar sobre a faixa de pedestres no sinal vermelho. Equipes da Semuttran farão o estudo dos pontos para saber se algum irá precisar de mais de um contador.

“A visualização do tempo restante de verde proporciona ao motorista uma melhor percepção para tomada de decisão nos cruzamentos com semáforos, proporcionando maior segurança para todos os usuários da via”, explica Barjas Negri.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, em Piracicaba os equipamentos foram instalados somente no tempo de verde. “Tomamos essa decisão porque a contagem regressiva de tempo no sinal vermelho acaba criando uma grande ansiedade no motorista para acelerar rapidamente no início da abertura do sinal. Isso pode causar acidentes com maior gravidade”, ressalta.

Deixe uma resposta