Sesc homenageia Elias dos Bonecos na 4ª edição do Rio das Artes

A margem esquerda do Rio Piracicaba, na altura da Casa do Povoador, é o espaço onde reinou, por décadas, os singelos bonecos feitos pelo saudoso artista popular Elias Rocha, piracicabano que cresceu, desenvolveu-se como figura histórica, respeitada e reconhecida no município e despediu-se, em 2008, deixando um legado cultural rico e repleto de simbolismo para Piracicaba. Para revisitar o trabalho memorável do Elias dos Bonecos, o Sesc Piracicaba convidou o artista Jacob das Artes para criar outros  bonecos inspirados na obra do artista.

A iniciativa, que integra a 4ª edição do projeto Rio das Artes que acontecerá em 20 de junho, pretende também estimular os artistas plásticos e visuais da cidade a desenvolverem ações que extrapolem a arte e levem ensinamentos e mensagens à população, como foi o trabalho feito pelo Elias.

“A intenção do Sesc é homenagear o artista que escancarou, por meio de seu dom e relação íntima com a arte naïf, sua devoção pelo Rio Piracicaba e que sempre fomentou a importância da preservação e conscientização ambiental daquele que é cartão-postal da cidade”, comenta Chico Galvão, coordenador de Programação do Sesc Piracicaba.

A proposta foi feita devido à afinidade que Jacob possui com o trabalho de Elias ao utilizar materiais encontrados pelas andanças na cidade com sua Kombi psicodélica, que serve como meio de transporte e também para carga desses materiais. “Será uma honra poder realizar um trabalho inspirado nas obras do mestre Elias. O convite do Sesc resgata a cultura enraizada na cidade e reconhece também meu trabalho como artista local”, enfatiza Jacob. “Não farei réplicas, pois os bonecos dele são únicos, mas utilizarei as mesmas matérias-primas como madeira, roupas de doações e brechós, porém com um toque artístico pessoal com o acréscimo de garrafa pet, por exemplo, para enchimento do boneco”, explica o artista, que também pretende utilizar acessórios mais arrojados, como tênis e óculos de sol, que permitirá a identificação com público jovem.

O processo de criação dos bonecos se iniciará na segunda quinzena de abril e serão feitos, ao todo, dez bonecos adultos e cinco crianças que ficarão expostos no dia 20 de junho, dia que reunirá todos os artistas participantes do Rio das Artes 2015, próximos à passarela da Ponte Pênsil. “Pretendo colocar alguns sentados em bancos e em posições que permitam fazer uma selfie, por exemplo, para que o público se identifique e interaja com os bonecos. Dessa forma, acredito também que seja possível atualizar a temática da conscientização e preservação do nosso rio”, destaca o artista.

Inscrições abertas até o dia 23/3

O Rio das Artes foi criado com a intenção de valorizar as artes plásticas/visuais da cidade e região num grande intercâmbio cultural, envolvendo centros culturais, museus, salões de exposições, ateliês e galerias de arte da cidade por meio da exposição de telas, aquarelas, fotografias, instalações, esculturas, entre outras expressões artísticas.

Nesta 4ª edição do Rio das Artes, os artistas plásticos e visuais interessados poderão participar de um concurso para a escolha da arte que ilustrará o mapa do projeto e também será disponibilizada uma ajuda de custo para cada ateliê ou espaço coletivo criar sua programação complementar com o objetivo de atrair o público visitante. O 4º Rio das Artes será realizado em 20 de junho, sábado, das 10h às 16h30.

Para a inscrição, os interessados deverão enviar uma (1) obra de sua autoria entre os dias 3 e 23 de março para o e-mail[email protected] juntamente com a ficha de inscrição disponível no Portal Rio das Artes (http://www.sescsp.org.br/unidades/18_PIRACICABA/#/content=Rio%20das%20Artes) ou no setor de Programação no Sesc Piracicaba. A votação para a escolha da arte do mapa será feita no dia 28 de março, às 11h, no Teatro da Unidade e o resultado da arte vencedora que ilustrará o mapa será divulgado no dia 2 de abril.

No preenchimento da ficha de inscrição, o Sesc esclarece que para os artistas que não têm ateliê dentro do quadrilátero (Av. Armando Salles, Ponte do Morato, Ponte do Mirante e Av. Beira Rio) será possível expor em espaço alternativo próximo ao Largo dos Pescadores. Para tanto, na ficha de inscrição é preciso preencher “Espaço Sesc” na lacuna do espaço/endereço do ateliê.


Cronograma de realização:

  • Prazo de inscrições e envio da arte para o mapa: até 23/03/2015.
  • Votação aberta para escolha da arte: 28/03/15, às 11h. Teatro do Sesc.
  • Divulgação online: 02/04/2015.
  • Data do Rio da Artes 2015: 20 de junho.

Inscrições e envio da arte pelo e-mail: [email protected]
Ficha de Inscrição disponível para baixar no link: http://www.sescsp.org.br/unidades/18_PIRACICABA#/content=Rio das Artes.

Deixe uma resposta