Sesc realiza minicurso sobre Reaproveitamento Doméstico de Águas

O Sesc Piracicaba realiza o minicurso de Reaproveitamento Doméstico de Águas em quatro módulos, que acontecerão nos dias 22 e 29 de janeiro e 05 e 12 de fevereiro, sempre às 19h, na Sala do Curumim.

Ministrado pela equipe da Iandé – Educação e Sustentabilidade Aguapé Engenharia e Projetos Ecológicos, os participantes devem fazer a inscrição gratuita na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected], informando nome da atividade, nome do participante, idade e telefone. As vagas são limitadas.

Os encontros integram o projeto ‘H2Outros: Outros ambientes onde a água está presente’. “Esse projeto foi criado para discutirmos, mensalmente, sobre a importância da água em cada ambiente onde ela ocorre nas formas líquida, gasosa e sólida”, comenta Suellyn Camargo, Animadora Sociocultural do Sesc Piracicaba. Para janeiro e fevereiro, a temática debate e apresenta técnicas e estruturas de fácil execução que permitem a reutilização da água consumida nas residências e pequenas empresas.

O primeiro encontro (no dia 22/01) traz a temática “O ciclo da água, a crise hídrica e a minha máquina de lavar roupas” e, com duração de três horas, inicia o minicurso abordando o ciclo e a escassez desse recurso natural com um breve bate-papo. Na sequência, é apresentado  um modelo compacto  para tratamento de água da lavadoura de roupa, seu funcionamento e de que forma os participantes podem minimizar o consumo hídrico nas residências.
No Módulo 2 (no dia 29/1), os participantes aprenderão, na teoria e na prática, sobre o conceito de saneamento, bem como a purificação de águas residuárias domésticas com filtros naturais e sem adição de produtos químicos e o uso da energia elétrica. Neste dia, os alunos aprenderão como montar uma estação de  tratamento em escala reduzida composto por cinco reservatórios e poderão fazê-lo em casa.

Para o terceiro encontro, que acontece em 5 de fevereiro, a temática será “Coletando Água de Chuva de Forma Simples e Barata”. De forma objetiva, o 3º módulo aborda como construir o captador de água de chuva e depois implantar nas residências com a finalidade de regar canteiros, limpar espaços como abrigo, quintal, lavar carro, entre outros.

No último módulo (dia 12/02), será abordada a utilidade dos “Vasos Freáticos”, método eficiente e econômico para quem deseja cultivar plantas no ambiente urbano, como temperos, chás e hortaliças,  otimizando o uso da água. Os participantes aprenderão o conceito e estrutura do vaso freático, como utilizar material de baixo custo para produzi-lo, as melhores plantas para serem cultivadas e os cuidados necessários no dia a dia.

SERVIÇO
MEIO AMBIENTE
H2Outros: Outros ambientes onde a água está presente

Minicurso
Reaproveitamento doméstico de águas

Com Iandé Educação e Sustentabilidade e Aguapé Engenharia e Projetos Ecológicos.

22 e 29/01, 05 e 12/02, quintas, 19h.
Sala do Curumim. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.
Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected], informando nome da atividade, nome do participante, idade e telefone.

Deixe uma resposta