Setur apresenta Programa de Desenvolvimento do Artesanato aos artesãos de Piracicaba

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba promoveu, no último dia 14, no auditório do Centro Cívico, uma reunião com os artesãos de Piracicaba, para apresentar o Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba. Os artesãos fazem parte da Casa do Artesão, que atualmente possui pontos de venda no Casarão do Turismo, no Engenho Central, no Mercado Municipal e no Terminal Rodoviário de Piracicaba, e também que participam das feiras semanais da Rua do Porto e da Praça José Bonifácio.

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo, será organizado e executado nos próximos meses. Segundo, Rose Massarutto, Secretária de Turismo da cidade, o objetivo geral deste programa é incrementar a competitividade dos produtos feitos pelos artesãos locais, bem como organizar as duas principais feiras onde os produtos são comercializados. Para isso foi contratada uma consultoria técnica, para criação de um manual e um regulamento para o artesanato de Piracicaba.

Sobre a importância do artesanato para a economia, segundo o Sebrae Nacional, estima-se que a atividade artesanal empregue 8,5 milhões de pessoas, representando em torno de 2% do Produto Interno Bruto. Esse percentual equivale a aproximadamente R$ 83 bilhões só no ano de 2011.

Entre os objetivos específicos deste programa estão a atualização do Regulamento do Artesanato de Piracicaba, estabelecendo critérios a serem seguidos pelos artesãos; a criação do Manual de Artesanato de Piracicaba; a adequação da infraestrutura dos pontos de venda (Feiras de Artesanato), para que sejam mais competitivos; a capacitação dos artesãos em técnicas artesanais, visando a inovação de seus produtos; e o incentivo à formalização dos pequenos negócios em artesanato.

A intenção é aprimorar os produtos artesanais e inserir novas técnicas de criação e novas propostas de design.

Nesta reunião, também foi apresentada a Comissão Técnica Consultiva de Artesanato, composta por Maria Inês Betiol, representante da Secretaria de Turismo; Lucia Toledo Portela e Sonia Valverde Torrezan, da Associação dos Artistas Plásticos; Patricia Duarte, representante do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba; Renata Gava, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba; Dante Oliveira, membro do Comturpi; e representantes dos artesãos cadastrados na SETUR, Jesulina Oliveira de Souza, Luiz Vlademir Lacerda e Valéria Maria Bragion. Está comissão será responsável por auxiliar em todo o processo de criação, organização, funcionamento e realização da Feira de Artes e Artesanato.

A próxima etapa de trabalho será uma oficina de planejamento com os artesãos, que será ministrada pela consultora técnica Marta Borges e acontecerá no próximo dia 24 de maio, no Casarão do Turismo.

Deixe uma resposta