Setur inicia a criação de Plano de Marketing Turístico

download (2)A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) iniciou neste mês de setembro o desenvolvimento do Plano de Marketing Turístico para a cidade, seguindo como orientação a ordem de prioridades e diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Piracicaba (PDDT), documento elaborado por meio de um convênio com a ECA/USP, em 2013, e apresentado à sociedade no início de 2014.

Identificado no PDDT como uma ação prioritária, o Planejamento de Marketing Turístico prevê a realização de um levantamento dos elementos indentitários da cidade, que incluam a promoção institucional do destino, tanto na perspectiva de venda de produtos turísticos quanto na comunicação com o visitante, devendo considerar a perspectiva de desenvolvimento de caráter regional nas diferentes etapas de promoção do destino, baseadas nas potencialidades já existentes.

 A primeira apresentação dos objetivos, etapas e cronogramas de ações que farão parte do Plano de Marketing Turístico, que será executado nos próximos meses por consultores da Ornellas Consultoria, empresa vencedora do processo de licitação, aconteceu no último dia 11, durante a reunião ordinária do mês de setembro do Conselho Municipal de Turismo (Comturpi), que é composto por representantes de instituições da sociedade civil que de alguma forma estão ligadas ao Turismo de Piracicaba, com o intuito de receber sugestões e avaliações sobre o plano de trabalho proposto.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, é fundamental que o marketing turístico da cidade seja pensado com base em pesquisas com a participação popular que envolva moradores, empresários, visitantes e o trade turístico, e que a proposta do plano de ações englobe a participação da sociedade, mobilizando-a em ações indutoras do desenvolvimento do turismo. “Queremos que a cidade de Piracicaba estabeleça o turismo como fonte de desenvolvimento de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos (culturais, naturais, gastronômicos, entre outros) que são indutores para visitação, mas isso de forma sempre organizada e planejada com ações de politicas públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Transformar nossa cidade em cidade turística é propor qualidade de vida para população, com lugares bem cuidados e principalmente acesso ao emprego. O Turismo, desde que organizado, com ações como estas que estamos propondo, faz isso”.

O Plano de Marketing Turístico é o instrumento técnico indicado para responder aos desafios colocados e alcançar os objetivos estabelecidos pelo mercado. Os princípios orientadores do projeto são o de potencializar as vocações produtivas do território, e a culturalização da economia e do turismo como aliados de iniciativas que já estão em andamento no município de Piracicaba. O processo de trabalho prevê três fases distintas:

▪ A análise detalhada da situação atual do turismo na Cidade de Piracicaba, a partir de informações disponibilizadas, mas também pela geração de dados através de pesquisas específicas e coletadas em campo através de visitas realizadas pela Consultoria; o objetivo é compreender todas as iniciativas em curso e avaliar tecnicamente o processo de desenvolvimento do setor e a atratividade da região;

▪ A formulação de estratégias baseadas nas conclusões da análise da situação atual, onde se define as linhas de atuação mercadológica, com o posicionamento desejado, a matriz de produtos-mercados, a visão de futuro, os objetivos qualitativos e metas quantitativas de longo prazo;

▪ Definição de um plano operacional, com ações necessárias para pôr em prática as linhas estratégicas geradas durante a etapa anterior, além da criação de uma marca visando posicionar o destino (cidade de Piracicaba) no mercado turístico, que atenda às diretrizes estratégicas da nova fase do Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo (MTUR).

“A cidade de Piracicaba se coloca na vanguarda – como destaque em sua região – por desenvolver o seu Plano de Marketing Turístico, se preparando para comercializar os seus produtos turísticos de forma qualificada, criativa, inovadora, organizada e, acima de tudo, sustentável. Num momento de imensa competitividade, o município compreende que é necessário se qualificar, compreender, e formatar produtos que atendam os anseios do que podemos chamar hoje de “o turista do novo tempo”. E começamos, a partir de agora, um intenso trabalho – com a participação dos empresários locais, instituições diversas, comunidade em geral – para o desafio de posicionar efetivamente a cidade de Piracicaba, como importante destino dentro do mercado turístico nacional”, afirmou Jose de Freitas Ornelas, consultor da Ornellas Consultoria, que está à frente do desenvolvimento do plano.

A próxima etapa de trabalho será uma Consulta Pública que acontecerá no dia 29 de setembro, segunda-feira, em dois horários que possibilitem amplamente a participação de empresários do trade de turismo (agências, hotéis, restaurantes, etc), de autoridades, comunidades com vocação turística, estudantes e todas as pessoas da sociedade civil interessadas em participar do processo de criação deste plano.

No período da manhã o encontro acontecerá das 9h às 11h, no Auditório do Museu da Água, que fica à Av. Beira Rio, 443. E no período da noite acontecerá das 19h às 21h, no Auditório do Centro Cívico, que fica à Rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa, 2233. A Setur convida todas as pessoas interessadas em participar, solicitando apenas que confirmem presença pelo e-mail [email protected] ou telefone 3403-1275.

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