Setur promove oficina gratuita de “Técnicas de Exposição de Produtos” para artesãos

Começou na segunda-feira, dia 15, a oficina de “Técnicas de Exposição de Produtos”, que será ministrada pelo Senac Piracicaba, custeada pela Secretaria de Turismo, e oferecida gratuitamente aos artesãos que fazem parte da Casa do Artesão, e também que participam das feiras semanais da Rua do Porto e da Praça José Bonifácio.

Esta oficina tem como objetivo específico capacitar o artesão a compor e organizar produtos nos pontos de venda, tornando-os aptos a analisar e buscar o melhor aproveitamento dos produtos, resultando consequentemente, no aumento do volume de vendas.

O tema desta oficina foi escolhido pela Setur para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de criatividade e visão empreendedora, estimulando a autonomia, a cidadania e a conexão dos artesãos com o mercado e com o mundo.

A adesão dos artesãos foi grande, e das 25 vagas disponíveis, 24 foram preenchidas. Os inscritos já participaram da primeira aula no dia 15, e vão também participar de aulas nos dias 22 e 29 de setembro, e 06, 20 e 27 de outubro, nas dependências do Senac Piracicaba, sempre no horário das 13h às 17h, totalizando uma carga horária de 24 horas. Os assuntos abordados na programação desta oficina serão Exposição de produtos; Tipos de compra; Planejamento; Elementos decorativos; Composição; Organização; Precificação e Montagem do espaço.

A metodologia da oficina consiste na exposição dialogada e em atividades práticas, que trabalhem os conceitos necessários para o desenvolvimento das competências profissionais.

Programa de Desenvolvimento do Artesanato

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba foi idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo, e está sendo executado desde o segundo semestre de 2013. Para isso foi contratada uma consultoria técnica, que juntamente com a comissão consultiva do artesanato, desenvolveu um manual e um regulamento para o artesanato de Piracicaba.

Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o objetivo geral do programa é incrementar a competitividade dos produtos feitos pelos artesãos locais, bem como organizar as duas principais feiras onde os produtos são comercializados.

Além da criação do Regulamento do Artesanato de Piracicaba, que estabeleceu critérios a serem seguidos pelos artesãos, e do Manual de Artesanato de Piracicaba, outros objetivos específicos deste programa são a adequação da infraestrutura dos pontos de venda (Feiras de Artesanato), para que sejam mais competitivos; a capacitação dos artesãos em técnicas artesanais, visando a inovação de seus produtos; e o incentivo à formalização dos pequenos negócios em artesanato.

Deixe um comentário