Sisem promove curso no Museu Prudente de Moraes

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instituição ligada à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), receberá o curso Educação em Instituições Culturais, promovido de abril a julho pelo Sisem-SP (Sistema Estadual de Museus) e o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Estado da Cultura. Em sua segunda edição, a iniciativa vai oferecer duas palestras, quatro oficinas e estágio técnico. Serão 25 vagas.

O programa de formação continuada buscará refletir sobre um conjunto de conceitos e práticas vinculados à educação patrimonial e educação em museus. A partir das reflexões, serão esboçadas as possíveis atividades educativas, de acordo com as especificidades de cada instituição.

“Essa será uma grande oportunidade para que profissionais que atuam nas áreas de museus e cultura, de Piracicaba e região, busquem se aperfeiçoar”, observa a secretária da Semac, Rosângela Camolese

Para a diretora do Museu Prudente, Renata Gava, esse período também é uma chance de promover a troca de conhecimento entre os participantes.

Davidson Panis Kaseker, diretor do Sisem, também ressaltou que o curso é importante para quem está em busca de capacitação, não só aqueles que trabalham em museus, mas também em outras instituição culturais e educativas. “Quero registrar o nosso agradecimento à Semac e ao Museu Prudente de Moraes pela parceria com o Sisem e o Museu da Língua Portuguesa, parceria esta que viabiliza a ação”, disse Kaseker.

 

CONTEÚDO – Durante o curso, os alunos participarão das palestras com os temas educação em museus e estruturação de um núcleo de ações educativas e construção de parcerias e redes colaborativas. Já as oficinas enfocarão a educação patrimonial, atividades educativas, conceitos e práticas, jogos e outras formas de mediação e materiais educativos.

SERVIÇO ­- Curso Educação em Instituições Culturais. Para participar do curso completo, os interessados devem se inscrever gratuitamente na página do Sisem-SP na internet (www.sisemsp.org.br). São oferecidas 25 vagas. Para acompanhar apenas as palestras, não é necessária a inscrição. O Museu Prudente de Morais está localizado na Rua Santo Antônio, nº 641, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo (11) 2627-8208.

 

Deixe uma resposta