USP de Piracicaba usa drone para fazer monitoramento de plantações

drone_1O Departamento de Engenharia de Biossistemas do campus da USP de Piracicaba (SP) começou a usar um drone, espécie de Veículo Aéreo não Tripulado (Vant), equipado com câmeras para estudar agricultura de precisão. O voo inaugural do equipamento aconteceu no início de agosto na Fazenda Areão, onde pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Engenharia de Irrigação (INCT-EI) realizam estudos.

O projeto de pesquisa é coordenado pelo professor Rubens Duarte Coelho, que diz acreditar que o uso dos drones abre novos horizontes para a agricultura nacional. Segundo o docente, a vantagem é a precisão com que se pode monitorar grandes áreas praticamente em tempo real.

O equipamento será aplicado em áreas de pesquisa e cultivo como o da cana-de-açúcar, café, citros, uva e hortaliças. Segundo o professor, a intenção é aplicar a tecnologia para detectar pontos com problemas hídricos no campo, além de deficiências nutricionais nas plantas e danos causados por pragas e doenças.

O drone é um veículo aéreo por controle remoto criado inicialmente para fins militares, usados em ações de espionagem e patrulhamento. Com a popularização do equipamento, a ferramenta passou a ganhar novas aplicações, como a cobertura jornalística de eventos públicos e lazer. O equipamento do Departamento de Engenharia de Biossistemas fez um voo de pouco mais de 5 minutos sobre a Fazenda Areão. A aterrissagem é feita por piloto automático com sistema GPS.

drone-001

Deixe uma resposta