Vacinação contra o HPV tem início e segue até 10 de abril

Vacina HPV3Teve início na segunda-feira (10) em Piracicaba a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. O evento que marcou a abertura oficial da imunização no município – que segue até o dia 10 de abril – foi realizado na Escola Estadual Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz (APAF), no Jardim Caxambu. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 6.796 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos residentes no município (80% do público total nesta faixa etária).

Logo após serem vacinadas, as adolescentes receberam orientações de profissionais da Secretaria sobre a própria vacina e também sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A vacinação prossegue até o dia 10 de abril em todas as unidades de saúde da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs) e contará ainda com uma agenda nas escolas das redes pública e privada.

Estudos do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV (Papiloma Vírus Humano), cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil. A vacinação contra o HPV é realizada em três doses. A segunda dose será aplicada em setembro, seis meses após a primeira, e a terceira e última dose 60 meses (cinco anos) após a primeira aplicação.

Deixe um comentário