Vacinação contra paralisia infantil e sarampo segue até sexta-feira

CartazVacinacaoSarampoparalisia2014A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e de seguimento contra o Sarampo continua até sexta-feira (28) nas unidades da Atenção Básica em Piracicaba. As vacinas estão disponíveis em todos as unidades do PSF (Programa Saúde da Família), além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica).

Devem ser imunizadas crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (poliomielite) e um ano e cinco anos incompletos (sarampo). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 95% do público-alvo da campanha. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o objetivo da campanha contra a paralisia infantil é vacinar 19.960 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (a população dessa faixa etária no município é de 21.011 crianças). Para a campanha de seguimento do sarampo, devem ser vacinadas 17.536 crianças na faixa etária de um a cinco anos incompletos (são 18.459 crianças nesta faixa no município).

Balanço da VE aponta que até esta segunda-feira (24) foram aplicadas 13.234 doses da vacina contra a poliomielite (cobertura de 63,08%) e 11.447 doses da vacina contra o sarampo – o que corresponde a uma cobertura vacinal de 62,01%. “A orientação do Ministério da Saúde é vacinar 95% desse público, mas o ideal é vacinar todas as crianças nesta faixa etária. Temos as vacinas à disposição em nossas unidades de saúde e pedimos que os pais que ainda não levaram seus filhos o façam nesta última semana de campanha”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Lançada oficialmente no município no dia 5 de novembro, a campanha teve início no dia 8, quando foi realizado o primeiro Dia D de vacinação na Zona Urbana. A Zona Rural foi visitada pelas equipes da Saúde no dia 15 de novembro e o segundo Dia D realizado no último sábado. “É importante levar a carteirinha de vacinação da criança e que a imunização ocorre nesta semana, pois não há indicativo do Ministério da Saúde de que a campanha será prorrogada”, alerta Fernanda Menini, diretora da VE.

Deixe uma resposta