XX Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

XXSempatTendo como eixo principal a análise dos impactos do processo de terceirização e, consequentemente, a precarização do trabalho, da vida e da saúde dos trabalhadores, a CIST (Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador) realiza nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23 de outubro) a XX Sempat (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho). O evento é gratuito e aberto a toda população.

Promovido pela CIST, o evento tem parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba), Conespi (Associação das Entidades Sindicais de Piracicaba), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Simespi (sindicato patronal da indústria), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e instituições de ensino.

Coordenadora do Cerest, Clarice Aparecida Bragantini, informa que o evento tem a terceirização como tema central. A programação da XX Sempat busca articular as dimensões de atuação do serviço de vigilância em saúde do trabalhador do SUS, as demandas sociais organizadas do movimento sindical e as contribuições de ensino e pesquisa das universidades. “Queremos buscar envolver todas as entidades para debater a questão da saúde do trabalhador”, destacou Clarice, que salienta ainda que a XX Sempat espera contribuir com o debate democrático a respeito desta importante questão social.

 

ABERTURA
A XX Sempat será aberta na quinta-feira, às 19h, no anfiteatro do Centro Cívico e contará com a presença do coordenador da CIST, Milton Costa, e demais autoridades.

Na ocasião, haverá mesa redonda com o tema “Os impactos dos avanços do modelo de gestão de terceirização no trabalho contemporâneo no Brasil”, tendo como expositores o professor doutor Ricardo Antunes, titular de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e o professor doutor José Dari Krei, do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Cesit (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho).

Dando continuidade à programação, na sexta-feira, às 9h, na Faculdade Anhanguera, haverá oficina de trabalho com o tema “Aliança Interinstitucional entre Academias, Movimento Sindical, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Serviço de Saúde do Trabalhador”.

Encerrando a programação, às 14h, também nas dependências da Faculdade Anhanguera, ocorre a palestra “Processo de intensificação do trabalho contemporâneo, Movimento Sindical e Saúde dos Trabalhadores”, ministrada pelo Dr. José Augusto Pina, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (RJ).

 

Programação:

Abertura

22 de outubro de 2015 (Quinta-feira)

Horário: 19h – abertura

Local: Anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura Municipal de Piracicaba

Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2.233 – Chácara Nazareth

 

Mesa Redonda – 20h

Tema: “Os impactos dos avanços do modelo de gestão de terceirização no trabalho contemporâneo no Brasil”
Expositores: Professor doutor Ricardo Antunes – titular de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Professor doutor José Dari Krein – do Instituto de Economia da Unicamp, diretor do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho).

 

23 de outubro de 2015 (Sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Faculdade Anhanguera – Sala 7 Bloco B

Rua Santa Catarina, 1005 – Bosque da Água Branca, Piracicaba

Oficina de Trabalho III:

Tema: “Aliança Interinstitucional entre Academias, Movimento Sindical, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Serviço de Saúde do Trabalhador”.

Público convidado: Representantes da Academia/ Projeto temático FAPESP, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, CEREST- Piracicaba, CEREST-Rio Claro e Sindicalistas.

 

Sexta-feira

Horário: 14h

Local: Faculdade Anhanguera – Anfiteatro Bloco B

Palestra de Encerramento: “Processo de intensificação do trabalho contemporâneo, Movimento Sindical e Saúde dos Trabalhadores”

Expositor: Dr. José Augusto Pina – Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (RJ).

1 comentário

  1. Edna maria do sacramento em 22/10/2015 às 00:06

    Vamos trazer para o Rio de Janeiro esse tema ,muito bom!

Deixe um comentário