Dicas para conseguir uma vaga nas entrevistas de emprego

entrevista

Devido à situação econômica no Brasil nesse ano, algumas empresas acabaram abrindo falência ou tendo que dispensar alguns colaboradores.  Por isso, as vagas têm se tornando mais competitivas. Na ânsia de conseguir um emprego ou recolocação, muitos candidatos se atrapalham no processo sem pensar que isso pode custar a aprovação no processo.

Pensando em oferecer uma oportunidade a mais para esse público, vou citar algumas dicas importantes que nós, gestores, avaliamos durante uma dinâmica em grupo.

Conheça a empresa antes da entrevista. É importante fazer uma pesquisa sobre a organização, saber sua missão, valores, história, quais produtos ou serviços oferece e, na primeira oportunidade durante a entrevista, dizer que realizou a pesquisa antes de vir. Hoje em dia o acesso à informação é muito fácil. Basta, por exemplo, visitar o site da empresa.

Seja pontual. Não precisa chegar uma hora antes da entrevista, mas também não chegue atrasado. Informar-se sobre o melhor trajeto para chegar no local combinado é uma boa estratégia para não ficar perdido ou preso no trânsito. Algumas pessoas se perdem e chegam mal-humoradas, estressadas, fatigadas. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

Atenção com as roupas e acessórios. Apresente-se de forma sensata, com roupas discretas e elegantes. Não chegue mastigando chicletes e nem carregado de perfume, com cheiro exagerado. A regra de sensatez também é válida para acessórios: nada de colares ou brincos gigantes ou bolsas em cima do colo durante a entrevista.

Cuidado com as dinâmicas em grupo. Geralmente, o entrevistador passa um script solicitando um resumo sobre seu perfil. Seja o primeiro a se oferecer para começar a dinâmica. Isso é um ponto a favor, mas esteja certo que está preparado para fazer uma excelente apresentação.

Evite abordagem de assuntos sem procedência. É preciso cautela na hora de se expressar para não extrapolar e ficar contando a vida. Em uma dinâmica de grupo fica cansativo e é uma falta de respeito com as outras pessoas do grupo. Seja direto e proativo.

Não implore pela vaga. Não é necessário apelar. Dizer apenas que seria uma grande oportunidade e que está disposto a fazer o seu melhor é suficiente.

Elogie a dinâmica. No final, elogiar a realização do processo e agradecer a todos pela atenção é de muito bom tom, aproveitando a oportunidade para encerrar a participação de uma forma positiva.

Contudo, busque a vaga que realmente você deseja, não somente para resolver um momento de necessidade da vida. Entrar na empresa para fazer o melhor trabalho é uma ótima maneira de começar bem. Boa sorte.

 

*Jacira Maneo Chavare é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com pós-graduação em Administração e MBA em Gestão Comercial pela IBE-FGV com ampla experiência em Administração na área de gestão. Atualmente é supervisora de vendas em empresa do ramo alimentício e consultora em pequenas empresas para implantação de departamento comercial.

Deixe um comentário