A apnéia do sono

A apnéia é uma doença preocupante, que afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral. Portanto, não só pode, como deve ser tratada.

O nosso entrevistado, Shigueo Yonekura é especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e administrador do Instituto de Medicina e Sono (www.institutodosono.com.br), com unidades em Piracicaba e Campinas.

A Província – O que é síndrome da apnéia do sono? Existe risco de vida?

A apnéia do sono é caracterizada pela obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos. É uma doença crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo.

A Província – Quais são os principais sintomas?

O ronco, a sonolência ou fadiga diurna excessiva estão entre os principais sintomas da síndrome da apnéia do sono. A doença é considerada grave e resulta em queda de qualidade de vida. O problema chega a prejudicar a performance intelectual e o rendimento no trabalho ou na escola, além de aumentar o risco de acidente de trânsito.

A Província – Qual é o perfil das pessoas mais atingidas pela apnéia do sono?

Os problemas com apnéia do sono costumam ser mais graves nos homens com mais de 30 anos de idade e nas mulheres a partir da menopausa.

A Província – Quais são os fatores agravantes da apnéia?

As retrusões mandibulares, a obesidade e as micrognatias, geralmente, determinam ou agravam o caso.

A Província – Como é feito o diagnóstico da apnéia do sono?

A diagnóstico da apnéia do sono e a avaliação da gravidade do problema são feitos através da polissonografia. Para fazer o exame o paciente precisa dormir na clínica uma noite para que todos os aspectos do sono sejam monitorados e avaliados. São verificados os movimentos das pernas, o grau de oxigenação do corpo as paradas respiratórias, além da monitorização do coração. As informações são registradas em um computador para análise do especialista. Através da polissonografia, o médico do sono poderá encaminhar o paciente para a melhor opção de tratamento.

Deixe uma resposta