O meio escolar e a adaptação

Os pais têm que trabalhar.E fica a dúvida, onde deixar os filhos?

Muitas vezes a única opção encontrada é matriculá-los em uma escola de educação infantil. Mas, depois, vem a preocupação com a adaptação no ambiente escolar.

Para a especialista em Metodologia do Ensino, Maria da Conceição Camilli, o sucesso desta adaptação depende também dos pais e não apenas dos professores. A entrevistada é formada em Gestão Escolar e especialista em Metodologia de Ensino

A Província- Qual a idade ideal para a criança freqüentar a escola de educação infantil?

A criança inicia a aprendizagem pela convivência. Diz um provérbio popular: “O melhor brinquedo para uma criança é outra criança”.

É importante lembrarmos que, na escola infantil, a criança convive com outras crianças. Ela passa a ter um grupo da sua idade para brincar, viver interessantes experiências e significativas trocas. No grupo ela aprende regras da convivência como dividir, partilhar, fazer valer seus direitos, respeitar o espaço e o direito do outro.

Concluindo, a criança pode freqüentar a escola seja qual for a idade, pois estará convivendo com crianças de sua faixa etária e recebendo estímulos importantes para o seu desenvolvimento em vários aspectos: cognitivo, social, afetivo, físico e motor.

O que pais e professores devem fazer para não traumatizar as crianças nos primeiros anos escolares?

A insegurança dos pais dificulta o processo de adaptação. Portanto, é importante comunicar claramente e sem mentiras como funciona a rotina da escola. Nunca deixe a impressão de estar pedindo permissão à criança para deixá-la na escola. A segurança transmitida pelos pais é um fator muito importante nos primeiros anos escolares da criança.

Valorizar sempre a presença da criança na escola e perguntar o que ela fez o que mais gostou de fazer, mostrando a diversidade de coisas que pode fazer: pintar, colar, ouvir histórias, aprender coisas novas.

A adaptação escolar um período em que se inicia a estabilização de uma criança que enfrenta uma situação desconhecida em local também desconhecido. Por isso, a adaptação deve acontecer de forma natural e gradativa. Nesse processo, tanto a escola quanto os pais tem papel fundamental.

Ingressar mais tarde na escola dificulta a adaptação?

Existem as particularidades de cada criança. Mas na maioria dos casos, a adaptação de crianças que entram mais tarde na educação infantil é mais complicada. Há alguns casos em que os pais deixam com os avós em casa, ou mesmo com babás, então a criança passa a não saber dividir, partilhar, não conhecem limites. Já na escola, a criança aprende lidar com várias situações e mesmo com frustrações do cotidiano, que futuramente serão muito importantes.

Nos primeiros anos escolares, quais são as atividades das crianças?

As atividades desenvolvidas com as crianças dos quatro aos 18 meses procuram estimular as percepções visuais, olfativas, auditivas, gustativas e motoras. Músicas, vídeos, móbiles são muito utilizados, além de massinhas caseiras, a fim de explorar a percepção tátil do bebê.

É importante lembrarmos que, no berçário, a criança é estimulada a todo o momento, desde a hora que chega, com atividades, musicas brincadeiras. Caberá a pré-escola, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule atividade criadora da criança.

Deixe uma resposta