Regressão é utilizada no tratamento de adição às drogas

O dr. Nelson Freitas Pinheiro Machado foi uns dos primeiros no Brasil a utilizar a técnica da regressão de memória através da hipnose ericksoniana.

Ele tem formação em Engenharia Elétrica e Psicologia com pós-graduação hipnose clínica pelo The Milton H. Erickson Foundation, Inc., USA e pela Academia Internacional de Hipnologia Clínica y Experimental – España e em Psicoterapias neo-reichianas (bioenergética, biossíntese e biodinâmica).

Atua hoje, como consultor de empresas e psicoterapeuta individual e de grupo, onde aplica novas teorias de desenvolvimento humano, obtendo resultados relevantes. É também Diretor Executivo do Instituto Soma para Expansão do Potencial Humano. E autor de: “Desenvolvimento de RH uma Abordagem Sistêmica”.

A Província – Em que consiste o tratamento dos dependentes (aditos) de drogas?

Basicamente trabalho em duas frentes, primeiro utilizando a sugestão hipnótica para reduzir o desejo do uso das drogas e quase simultaneamente buscando em sua mente inconsciente (ou sub-consciente como preferem alguns) as causas profundas do seu vício, utilizando a regressão como ferramenta de investigação.

A Província – E a sugestão hipnótica?

Quando estamos em transe hipnótico há uma considerável redução da nossa crítica consciente, assim ficamos mais suscetíveis a aceitar sugestões que não sejam incompatíveis com nosso sistema de valores. A sugestão tem muito valor terapêutico.

A Província – Não bastaria então sugerir, em estado de hipnose, que ele pare de usar drogas?

Infelizmente não, pois a sugestão tem efeito temporário devido ao fato dela não ter o poder de se contrapor à necessidade psíquica que o adito tem de usar drogas, como uma compensação para os seus problemas emocionais. É devido a isso que devemos no início do tratamento, fazer mais de uma sessão por semana (no mínimo três) para segurar o desejo pela droga e ir desintoxicando-o e paralelamente investigando em seu inconsciente as causas do seu problema.

A Província – Como se dá o fenômeno da regressão?

Respondendo de forma resumida uma questão que é muito complexa, podemos dizer que as pesquisas confirmam que a hipnose e também práticas como a meditação e algumas modalidades de yoga provocam alterações na atividade elétrica do cérebro. A hipnose leva um aumento das ondas alfa e teta (medidas pelo eletroencefolograma-EEG), mantendo inalterada no paciente sua autoconsciência e, é neste estado que acessamos nossa mente inconsciente que é atemporal, ou seja, livres das barreiras do tempo.

Deixe uma resposta