XV comemora 70 anos da conquista da ‘Lei do Acesso’

Foto – Acervo Rocha Netto

Foto: Acervo Rocha Netto

“Pioneiro da Lei do Acesso”. O feito, que está eternizado na letra do hino oficial do XV de Piracicaba, escrito por Jorge Chaddad e Anuar Kraide, comemora nesta quarta-feira, dia em que o Alvinegro enfrenta a Portuguesa Santista pelo Paulistão A2, às 20h00, no Ulrico Mursa, em Santos, 70 anos. No dia 13 de fevereiro de 1949, o Nhô Quim venceu o Linense e se tornou o primeiro time do interior a ter o direito de disputar a elite do estadual paulista.

Com a novidade, criada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Roberto Gomes Pedrosa, a competição saltou de 14 para 43 participantes, divididos na fase inicial em três grupos (um de 15 e dois de 14). O regulamento previa que os primeiros colocados de cada chave fariam o triangular final para decidir o campeão. A primeira fase se desenrolou até 12 de dezembro de 1948 e o XV somou 38 pontos, ficando na liderança da Série Preta.

Nas outras Séries, Branca e Vermelha, Linense e Rio Pardo, respectivamente, levaram a melhor e avançaram para a etapa final do torneio. Os jogos começaram em final daquele ano e, após os seis jogos realizados, as três equipes ficaram com quatro pontos (duas vitórias), o que forçou um novo desempate, já que naquela época não havia critérios de desempate, como saldo de gols e gols marcados. A partir de então, as partidas foram marcadas em campo neutro na capital.

Em sorteio feito na FPF, o time de Lins ganhou o direito de ‘ficar de chapéu’, aguardando o vencedor de XV de Piracicaba e Rio Pardo, que terminou com triunfo do Nhô Quim por 2 a 1. A decisão ocorreu no Palestra Itália e o Alvinegro goleou por 5 a 1, com dois gols de Gatão, dois de Rabeca e um de De Maria. O técnico quinzista Eugênio Vanni mandou a campo: Ari; Elias e Idiarte; Cardoso, Strauss e Adolfinho; De Maria, Sato, Picolino, Gatão e Rabeca.

Deixe uma resposta