XV empata na 49ª Copa São Paulo Júnior
O XV de Piracicaba realizou na tarde desta terça-feira, 9, sua última partida pela 49ª edição da Copa São Paulo Júnior. Já sem chances de avançar para a segunda fase do torneio, o Nhô Quim encarou o também eliminado Santa Cruz (AL), no estádio Dr. Novelli Junior, em Itu, pela terceira e derradeira rodada do grupo, e empatou em 1 a 1. Erinho marcou para o time de Alagoas, no fim do primeiro tempo, e David Vieira igualou o marcador na segunda etapa.
Com isso, ambos encerraram suas participações com um ponto somado e o Alvinegro Piracicabano ficou em terceiro lugar por conta dos critérios de desempate. Ituano e Vila Nova (GO), com seis pontos cada um, decidiriam a liderança da chave na sequência. O dono da casa tinha a vantagem de jogar pelo empate por ter melhor saldo de gols. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantiam vaga na sequência da competição.
O jogo
Com as equipes buscando os espaços no início de jogo, a primeira boa chance foi do XV, aos 22 minutos. Hugo fez jogada pela direita e cruzou para Agnaldo, que pegou de primeira. A bola passou próxima à trave esquerda de Naldo. 11 minutos depois, Hugo ganhou na força, chegou até a linha de fundo e rolou para trás, para Agnaldo, que finalizou por cima da meta adversária. O Santa Cruz ameaçou inaugurar o marcador aos 35 minutos.
Tubinho recebeu próximo à risca da grande área e bateu colocado. A bola passou à esquerda do arqueiro quinzista. Quatro minutos depois, Juninho saiu de frente para o gol, driblou Rander e tocou para marcar, no entanto, Kaio Ellyson tirou a bola praticamente em cima da linha. Aos 44 minutos, nova boa chance para o Nhô Quim. Dessa vez, Hugo é quem foi lançado. O atacante arrematou na saída de Naldo, que esticou o braço direito e evitou o gol.
O castigo veio no último lance do primeiro tempo. Erinho foi acionado na área e chutou na saída do goleiro do Alvinegro Piracicabano: 1 a 0 para o time alagoano. O XV voltou com quatro alterações para a segunda etapa e Gustavo, uma das novidades, arrancou em velocidade, aos 13 minutos, e finalizou no canto esquerdo, mas a bola, caprichosamente, foi na trave esquerda e saiu.
Dois minutos depois, nova bola na mesma trave em chute de João Pedro, porém, dessa vez, ela voltou em David Vieira e entrou: 1 a 1. Gustavo, aos 36 minutos, pegou rebote depois que João Pedro mandou de esquerda de fora da área e Naldo espalmou para depois defender também a finalização do atacante do Nhô Quim. Desta forma, o resultado ficou inalterado até o apito final, na despedida dos clubes na competição.
Ficha Técnica: Copa São Paulo de Futebol Junior 2018 – 1ª Fase 3ª rodada
XV de Piracicaba 1×1 Santa Cruz-AL
Data – 09/01/2018
Horário – 14h00
Estádio – Dr. Novelli Junior, Itu
Árbitro – Caio Cesar da Costa Mello
Árbitro Assist. 1 – Adailton Alberto de Souza
Árbitro Assist. 2 – Rafael de Souza Penatte
Quarto árbitro – Leonardo de Jesus Sampaio
Gols – David Vieira aos 15’ 2/T (XVP); e Erinho aos 46’ 1/T (SCR)
Cartões amarelos – Grigor (XVP); e Toinho (SCR)
XV de Piracicaba – Rander; Blener (David Vieira), Kaio Ellyson, Gabriel Henrique e Gabriel Felipe; João Pedro, Edmundo e Diego Xavier (Vitor); Agnaldo (Gustavo), Erison (Grigor) e Hugo (Lucas Bertin) Técnico: Diego Favarin
Santa Cruz (AL) – Naldo; Jonas (Neto), Alan, Renan (Matheus) e Toinho; Charles, Douglas e Tubinho; Juninho (Igor), Erinho (Gabriel) e Esquerdinha Técnico: Bebeto
Jogo-treino do profissional
Enquanto isso, a equipe profissional do XV de Piracicaba, que se prepara visando a disputa do Campeonato Paulista Série A2, faz mais um jogo-treino na manha desta quarta-feira, 10. O adversário será o Atibaia, às 10h00, na Usina Costa (não mais no Centro de Treinamento XV-Raízen, como marcado anteriormente). Até o instante, foram quatro partidas na fase de pré-temporada, com três vitórias e um empate dos comandados do técnico Evaristo Piza.