XV: Russo e o gol incrível

Foto: Michel Lambstein

Foto: Michel Lambstein

Na ação, Gigantes do Centenário, realizada no último sábado, no estádio Barão da Serra Negra. O XV de Piracicaba, através do Departamento de Comunicação e da Comissão de Arquivo e Memória do Conselho Deliberativo homenageou o incrível Russo.

Aos 83 anos, ele esbanja saúde, bom-humor e sabedoria. “Foi uma honra convidá-lo para dar o pontapé inicial da partida. Ele com certeza está eternizado nos anais alvinegros pelas suas histórias”, contou o conselheiro, Rui Kleiner.

Saiba um pouco mais sobre José Maria Cervi, o Russo.

O PRIMEIRO GOL…

foto_russo_3

Por João L. Almeida

Até hoje muito se comenta na cidade sobre o famoso gol que ocorreu no saudoso estádio Roberto Gomes Pedrosa. Diz a lenda que um atleta quinzista cobrou escanteio e foi para a área cabecear, marcando o gol. Verdade ou mentira?

O fato é que a história aconteceu, a única diferença é que não foi de escanteio e sim uma falta próxima da linha de fundo. A bola na época era feita de capotão, o que facilitou a ida do jogador até a área.

O advogado José Maria Cervi foi o responsável por tal ato inusitado e a história, se não fosse pelos jornais da época, o fariam passar por mentiroso.

Entre os anos 40 e 50 José Maria Cervi, então conhecido por Russo, desfilava sua técnica pelos gramados vestindo camisas de clubes como: Barra Mansa, Ferroviária de Araraquara, XV de Piracicaba, Mônaco e Lion da França, Fluminense e Taubaté.

Na partida de sua estréia, Mônaco x Olimpic de Nice, uma contusão o tiraria dos gramados por algum tempo. “Não era para eu jogar, estava parado há um mês e me colocaram justamente no derby da região. Entrei e logo me machuquei”, disse Russo, hoje advogando em São Paulo.

Por não ter contrato definitivo com o Mônaco, Russo tentou a sorte em Sant´ Etienne, onde fez relativo sucesso. Mas a passagem que mais o marcou sem dúvida foi pelo XV, entre os anos de 1949 e 1951, quando marcou seis gols em partidas oficiais com a camisa do alvinegro, porém seu primeiro gol teve um sabor todo especial.

Era tarde de 28 de agosto de 1949, no campo da rua Regente Feijó corriam 41 minutos do segundo tempo do jogo, em que o XV perdia para o Santos F.C por 2 a 1, quando um lance tornaria seu autor e o fato em lendas.

Uma falta perto da bandeirinha de escanteio, e Russo é encarregado da cobrança. Ventava muito, ele cobrou muito alto. Antes que qualquer outro jogador tocasse a bola, Russo correu para a área no meio dos outros jogadores, subiu de cabeça e fez o gol de empate. O árbitro da partida, o inglês Mister Percy Snap, atrapalhado, validou o lance irregular. Como diriam: “Um gol para inglês ver…”.

“Mister Snap errou, sei disso, pois eu toquei duas vezes na bola, mas pelo menos fiz um gol no mínimo inusitado. Até hoje me perguntam como foi o lance” comentou.

Russo esteve há pouco tempo no clube para cumprimentar a diretoria pela boa fase do time na competição. Entrou em campo e foi apresentado a todos os jogadores. Muito simpático, o ex-jogador conversou com os atletas e disse sentir saudades da época em que jogava.

“Eram bons tempos. O futebol era bonito, tínhamos Pelé, Pepe, Ademir da Guia. Hoje o futebol está muito força bruta”, finalizou o autor do gol mais curioso do XV de Piracicaba.

Deixe uma resposta