XV vence e está na final da Copa Paulista
Com uma vitória histórica de virada sobre o Rio Claro, pelo placar de 2 a 1, o XV de Piracicaba conquistou na tarde deste domingo, 13, no estádio Dr. Augusto Schimidt Filho, uma vaga na final da Copa Paulista 2016. O triunfo diante do Galo Azul garante, ainda, o retorno do Alvinegro a uma competição de nível nacional em 2017.
Graças ao apoiado de centenas de torcedores quinzistas que invadiram a cidade de Rio Claro, o Alvinegro superou o gol marcado pelo zagueiro adversário Odair, aos 27 minutos do segundo tempo, e conseguiu, com muita raça, vencer o rival com gols dos atacantes Rafael Gomes e Rodolfo, aos 33’ e 42’, respectivamente.
Disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil é o prêmio para a equipe campeã da competição. Para ter o poder dessa escolha, o Nhô Quim vai precisar passar pela Ferroviária de Araraquara. As datas e horários dos dois confrontos que decidirão o torneio serão definidos nos próximos dias pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
O JOGO
O XV de Piracicaba iniciou a partida tendo a vantagem do empate para avançar à final da Copa Paulista, porém, não ficou atrás e as duas equipes buscaram o ataque no início de jogo. Com o gramado molhado, que suportou bem a frequente chuva, os times começaram a buscar a jogada área, no entanto, as defesas se mostraram eficientes e mantiveram o placar inalterado.
Com o passar do tempo, diante da necessidade de alcançar o gol, o Rio Claro se lançou ao ataque, mas foi parado pelo sistema defensivo do Alvinegro, como aos 27 minutos, quando Mateus Pasinato defendeu finalização de Daniel Bueno e Rodrigo terminou de afastar o perigo.
Veio a segunda etapa e o Rio Claro conseguiu abrir o placar aos 27 minutos, após cruzamento na área quinzista que o zagueiro Odair aproveitou para 1 a 0. O empate do XV veio na mesma moeda seis minutos depois. Romarinho cobrou escanteio, Samoel Pizzi cabeceou e Rafael Gomes se jogou de encontro a bola para deixar tudo igual.
A igualdade esfriou o entusiasmo do adversário e aumentou a confiança dos comandado do técnico Cleber Gaúcho, que colocou o atacante Roldolfo em campo. Aos 42’, o jogador foi o responsável por explodir de alegria o torcedor quinzista e dar a vitória ao XV de Piracicaba. Em contra-ataque mortal, Zé Mateus lançou Barreto, que tocou na medida para o centroavante chutar de primeira no ângulo direito de Lucas Frigeri e fazer 2 a 1.
Ficha Técnica
Copa Paulista 2016
Semifinal
Rio Claro 1 x 2 XV de Piracicaba
Data – 13/11/2016
Horário – 18h00
Local – Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, Rio Claro
Árbitro – Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares – Luis Alberto Andrini Nogueira e Evandro de Melo Lima
Quarto árbitro – Daniel Bernardes Serrano
Gols – Odair aos 27’/2T (Rio Claro), Rafael Gomes aos 33’/2T e Rodolfo aos 42’/2T (XV)
Cartões amarelos – Maranhão (XVP)
Rio Claro – Lucas Frigeri; Hudson, Odair, João Gabriel e Wellington; Alê, Franco, Juan Felipe (Johnny) e Samuel (Lucas Xavier); Daniel Bueno e Medina. Técnico: Sérgio Guedes
XV de Piracicaba – Mateus Pasinato; Zé Mateus, Cunha, Rodrigo e Samuel; Clayton, Maranhão, Barreto (Gilsinho) e Romarinho; Samoel Pizzi e Rafael Gomes (Rodolfo). Técnico: Cleber Gaúcho