Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa

alimentacao-na-menopausa-1-680Além da reposição hormonal, que alguns médicos indicam, a alimentação pode ser uma excelente aliada no controle de sintomas como: ondas de calor, irritabilidade, entre outros, comuns na menopausa.

Confira alguns alimentos que ajudam a diminuir esses e outros sintomas da menopausa:

Castanha do Pará: rica em selênio, é um excelente antioxidante. Além disso, ajuda no funcionamento da tireóide, a fortalecer o sistema imunológico e as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. Por ser rica também em vitamina E, ajuda a diminuir as ondas de calor.

 

Laranja: assim como as demais frutas cítricas (morango, limão, caju), ela contém vitamina C, necessária para a síntese dos hormônios ovarianos.

 

Tomate: possui licopeno, um antioxidante que protege as células evitando o envelhecimento precoce e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

Beterraba: a beterraba é rica em magnésio, que age no bom humor e relaxamento muscular.

 

Peixes: junto com os frutos do mar são ricos em zinco, que é importante para síntese de vários hormônios, incluindo os sexuais.

 

Brócolis: assim como os demais vegetais verdes escuros, o brócolis contém ácido fólico que ajuda a proteger contra o câncer de mama.

 

Leite e derivados: ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio responsável pela conservação do cálcio nos ossos, na menopausa, e é comum muitas mulheres terem osteoporose. Além disso, o consumo adequado de cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade.

 

Linhaça: é uma das fontes alimentares de lignanas, um fitoesteróide que “imita” a ação do estrógeno. Além de ser fonte de fibras que dão mais saciedade, e ajudam no controle do peso.

 

Carnes magras: as carnes magras, assim como os queijos brancos, nozes e leguminosas são alimentos ricos em triptofano. O triptofano tem participação importantíssima na formação de serotonina, um hormônio relacionado ao prazer e bem estar.

 

Deixe um comentário