Altas temperaturas exigem cuidados
As temperaturas acima da casa dos 30ºC há pelo menos dez dias e a baixa umidade relativa do ar que atingem Piracicaba neste início de 2015 exigem cuidados por parte das pessoas. O sol forte e o calor excessivo exigem uma série de cuidados e restrições que precisamos nos atentar.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde reuniu algumas dicas importantes que devem ser seguidas nessa época de intenso calor. Com relação às roupas, é recomendado o uso de tecidos sintéticos, que afastam o calor e o suor da pele. Caso a opção seja por roupas de algodão, prefira peças folgadas, com espaço entre a pele e a roupa para que a evaporação do suor ocorra.
Sempre que possível, é recomendável evitar sair nos horários em que o sol estiver mais forre, geralmente das 10h às 16h. É preferível sair no início da manhã ou ao entardecer. Durante o dia, deve-se usar o filtro solar em todos os períodos e evitar ao máximo a exposição ao sol. Além de filtro solar, é recomendado ainda o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta, para evitar queimaduras da retina e da córnea, que podem causar lesões irreversíveis.
Na hora de dormir, deve-se manter a janela do quarto aberta. Caso ela não possua grade ou outro tipo de proteção, recomenda-se fechar apenas a parte externa da mesma. Também é recomendado o uso de ventiladores e que evite-se ao máximo a utilização de cobertores e edredons. A hidratação é essencial também na hora do sono. Procure manter uma garrafa d´água ao lado da cama.
O uso de um balde de água ou de umidificadores no quarto é outra coisa que ajuda bastante nesta época de calor mais intenso. O cuidado com bebês, crianças e idosos, especialmente pessoas doentes, deve ser redobrado.