Cães podem comer doce?

cachorros-podem-comer-doceÉ bastante comum vermos em festas de aniversário e datas festivas proprietários e visitas oferecerem aos cães doces da mesa da festa. Existem cachorros que, por desde de pequenos receberem doces, são acostumados a isso e acham saborosas as guloseimas. Já os cachorros que são acostumados somente a comer rações, não aprovam o paladar da iguaria. É importante enfatizar que os cães em sua natureza são carnívoros e sua fisiologia é adaptada a ingerir, na sua maioria, apenas carne.

Para início de conversa, existem frutas e outros alimentos que são totalmente contraindicados para o consumo dos cães, já que portam toxinas que podem levar o pet a óbito. Um grande precursor de morte em cães é o famoso chocolate, que é ofertado diariamente para os animais, em forma de biscoitos, bolos, barras de chocolate etc.

O chocolate, por conter uma toxina prejudicial ao cão – chamada Teobromina –, é bastante ofensivo ao pet. Diferentemente do ser humano, já que o nosso organismo metaboliza essa substância. É bom deixar claro que qualquer dose excessiva de doce aos cães pode causar sérios danos, dependendo, é claro, principalmente, do tipo de doce.

Existem tipos de doces, que se forem ofertados em pouca quantidade e em forma de petisco, não farão mal ao animal. A banana é um exemplo que é sempre bem-vinda em pequenas quantidades para oferecer ao animal, pois é uma fonte de potássio. Já uma fruta que causa danos severos ao animal é o abacate, que contém uma substância chamadaPersin, causando sérios problemas digestivos no companheiro de quatro patas.

Os cães, assim como nós, também podem ter intolerância à lactose. É importante que os proprietários observem isso no cão quando filhote. Os cães que têm intolerância a produtos lácteos, devem ter uma dieta mais selecionada, sendo evitado ao máximo o consumo de produtos derivados do leite. 

Muitos tutores têm dúvida de se é possível ofertar aos cães sorvete, principalmente em locais com o clima mais tropical. Sorvetes, de sabores que os cães podem comer, não apresentam tanto problema…

De forma geral, os cães podem comer alguns tipos de doces, principalmente os que sejam naturais, como frutas permitidas à cães, em pequenas quantidades. Mas, antes disso, o tutor deve se informar com o profissional médico veterinário quais petiscos o cão pode consumir. 

Deixe um comentário