Empresas buscam profissional com MBA

Um profissional atualizado em um mercado em constante mudança. Essa é a visão das empresas quando recebem o currículo de um profissional com a titulação de MBA (Master of Business Administration). Vista pelas empresas como uma formação que prepara para a tomada de decisões, o executivo de MBA tem como um dos principais atrativos a fácil adaptação a novos projetos e, como recompensa, a valorização salarial e profissional.

Uma pesquisa realizada pela MBA Alumni Brasil, grupo que integra escolas de MBAs internacionais, e pela consultoria de gestão de negócios Hay Group, revela que 85% dos executivos receberam uma proposta de emprego após a conclusão de um curso de MBA e todos tiveram aumento salarial.

Segundo professor de Gestão de Pessoas do curso de Pós-graduação e MBA da IBE-FGV, Leandro Garcia, atualmente, a procura por essa titulação é grande, tendo em vista que a formação concilia experiência acadêmica e prática. “É um diferencial enorme. O profissional de MBA ganha mais e é muito procurado e valorizado nas empresas. Na seleção, quem tem MBA é muito bem visto, pois demonstra conhecimento e atualização contínua”, destaca.

Para ter sucesso, é preciso fazer o MBA certo na hora certa

O professor Leandro Garcia ressalta que o ritmo de um curso de MBA é diferente da pós-graduação e não é indicado para profissionais recém-formados na graduação. Segundo ele, é preciso ter alguma bagagem para poder aproveitar melhor todo o conteúdo da programação. Além disso, a descrição do curso também deve ser analisada. “Hoje, muitas escolas oferecem cursos de pós-graduação como MBA, mas não são. O grande diferencial do MBA é a fusão entre a teoria e a prática. O MBA é mais indicado para profissionais consolidados que querem crescer ainda mais, aliando teoria e prática. Quem não tem experiência deve esperar para não perder dinheiro”, orienta.

Segundo o professor, atualmente as áreas que mais chamam a atenção para o MBA são Marketing, Gestão Empresarial, Suply Chain e Gerenciamento de Projetos, mas é preciso analisar a carreira como um todo e traçar objetivos claros para fazer a escolha. “As empresas precisam de profissionais que tenham múltiplos conhecimentos e que saibam levar projetos com qualidade. Quem faz o MBA na área e na hora certa com certeza sai na frente”, destaca.

Deixe uma resposta