Final do ano e compras compulsivas

105358_ext_arquivoO fim do ano se aproxima e a época é bastante propícia para compras em shoppings e outros pontos de comércio.

Muita gente desconhece o assunto, mas, em alguns casos, as compras excessivas – nesta e em qualquer época do ano – são sinal de uma doença: o Transtorno por Compras Compulsivas.

“O comprador compulsivo sente uma necessidade de aliviar as emoções e angústias através da compra. Eles compram para fugir e esquecer os problemas”, afirma a psicóloga-clínica Renata Maransaldi.

De acordo com a psicóloga, esses indivíduos sentem prazer ao fazer compras, porém, angústia e ansiedade não são bons companheiros nessas horas. “Eles agem pelo impulso desses sentimentos e não param para pensar se realmente precisam daquilo que estão comprando”, completa Renata.

O Transtorno por Compras Compulsivas é comum entre homens e mulheres na mesma proporção, no entanto as mulheres com uma média entre 30 e 50 anos são as que mais procuram terapia para solucionar o problema. “A compulsão pode se iniciar na juventude, mas dificilmente é percebido, mais tarde as dificuldades financeiras começam a aparecer podendo acarretar em problemas familiares e notam que algo está errado e vão ao especialista”, completa a psicóloga.

Os compradores compulsivos possuem uma falha no organismo e não conseguem resistir ao impulso, o que pode levar a situações mais graves, como dívidas, ficar com o nome sujo, deixar de ter acesso ao crédito, começam a pedir dinheiro emprestado, fazer financiamentos e até mesmo furtar.

Para não chegar a essas situações, Renata deixa algumas dicas:

– Pare de andar com o cartão de crédito e talão de cheques;

– Saia sempre com dinheiro contado para não ultrapassar os limites;

– Também é válido diminuir o limite de crédito ou até mesmo cancelar os cartões.

– Além disso, descubra as causas de sua insatisfação e veja o que pode mudar em sua vida.

1 comentário

  1. AMITI em 29/07/2015 às 21:21

    O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site:www.amiti.com.br
    https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmusp/photos/a.1398287123773264.1073741828.1391979501070693/1587938034808171/?type=1&theater

Deixe um comentário