Internet móvel brasileira cresceu 48% em um ano

size_590_LG-Optimus-L9-2013-07-06O Brasil já tem 110 milhões de acessos à internet. 21 milhões são conexões fixas e 89 milhões são móveis. A internet móvel cresceu 48% no país em um ano e aumentou sua parcela no total de conexões, chegando a 81%.

Os dados são do relatório da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) sobre o mercado brasileiro em julho. A Telebrasil contabiliza não só as conexões de dados mas também as de TV, telefonia fixa e comunicação de voz pela rede celular.

Somando tudo, são 350 milhões de acessos a serviços de telecomunicações no país. Além do notável crescimento da internet móvel, a Telebrasil assinala um aumento de 15% no número de conexões de TV por assinatura em um ano, atingindo 17 milhões de acessos em julho.

Já a banda larga fixa cresceu 12% em um ano, fechando julho com 44,6 milhões de acessos. Segundo a Telebrasil, o setor de telecomunicações investiu 5 bilhões de reais no país no primeiro trimestre de 2013, 4% mais que no mesmo período do ano passado.

Há alguma divergência entre os números da Telebrasil e os da Anatel, divulgados na semana passada. As duas organizações usam critérios diferentes para contar as conexões ativas. Para a agência governamental, o país encerrou julho com 81 milhões de conexões móveis de dados e um total de 267 milhões de linhas celulares.

A Anatel aponta, também, que as redes 4G LTE ainda são incipientes no país. Só 257 mil conexões usam tecnologia 4G. De cada cinco linhas celulares em uso no Brasil, quatro são pré-pagas, proporção que tem se mantido quase inalterada nos últimos meses.

A expansão das redes celulares, que era rápida há dois ou três anos, agora segue um ritmo mais lento, característico de mercados mais maduros. Em julho, segundo a Anatel, 1,26 milhão de novas conexões foram ativadas, o que representa um incremento de menos de 0,5% na base instalada.

Deixe uma resposta